28 abril, 2019

O compositor Peteleco

1
🐶Nos registros da música brasileira há seis sambas em nome de Peteleco. Um deles é "Mãe, Eu Juro" ("Mãe, eu juro / pela luz que me alumia / se eu continuar com ele / não me chamo mais Maria."), de Peteleco em parceria com Marques Filho, que era como Noite Ilustrada assinava suas músicas nos anos 1950. O primeiro (que não figura como verbete do Dicionário Cravo Albin da MPB) era o cãozinho de João Rubinato, o verdadeiro nome do compositor paulista Adoniran Barbosa.
2
De acordo com entrevistas dadas por Noite Ilustrada, ele é o verdadeiro autor da melodia de "Bom Dia, Tristeza", que foi creditada a Adoniran e Vinicius de Moraes. Noite alegava que Adoniran teria pedido que ele fizesse a música e, na hora de registrar, excluiu seu nome. Há quem discorde. Segundo Ayrton Mugnaini Jr., biógrafo de Adoniran, a versão é questionável. "Com todo o respeito, não creio ter sido ele o autor da melodia", explica. Mas o fato é que, logo após a polêmica, Noite convidou o músico para terminar o samba "Mãe, Eu Juro". Adoniran aceitou, mas fez questão de registrar a canção em nome de Peteleco. E os sambistas nunca mais se falaram.
Adoniran, a esposa Matilde e Peteleco
Arquivos
O cão afegão Galadriel Mirkwood. Coautor de um trabalho científico publicado no Journal of Experimental Medicine, em 1978.
O cão que chupa manga e o que come mariola. Com a participação especial de Adoniran Barbosa.

Nenhum comentário: