15 abril, 2019

A Batalha do Gelo

O início do século 13 foi um momento muito difícil para os russos, já que muitas nações continuaram a atacá-los, uma após a outra. Depois de se defenderem dos ataques tanto dos mongóis, quanto dos suecos, as tropas russas foram desesperadamente destruídas em 1242, exatamente quando as cruzadas cristãs decidiram aparecer à sua porta.
Os participantes das cruzadas alegavam que o cristianismo ortodoxo oriental dos russos era herético, e por isso enviaram alguns de seus cavaleiros mais fortes do ramo livônico da Ordem Teutônica, que estavam entre os cavaleiros mais preparados e com as armaduras mais pesadas do planeta na época.
A única oposição que a cruzada encontrou foi a turba da República de Novgorod, um dos últimos principados russos remanescentes que sobreviveram às invasões anteriores. O exército russo consistia apenas de alguns milicianos locais mal armados, dois príncipes e um punhado de guardas.
A "Batalha do Gelo" aconteceu em 5 de abril de 1242, nos campos congelados entre as partes sul e norte do Lago Peipus. O gelo não era plano, mas sim pontiagudo e irregular. Ao ver isso, a cruzada não foi dissuadida e decidiu atacá-lo de qualquer maneira, apesar de sua armadura ridiculamente pesada.
A cruzada acabou entrando em um combate corpo a corpo por horas a fio, enquanto eles estavam sobre esta superfície escorregadia contra os milicianos locais, que estavam em segurança em uma "cabeça de praia" até que os invasores finalmente decidiram desistir. No entanto, este não foi o fim de suas desgraças, já que durante a retirada o gelo supostamente desmoronou embaixo deles, fazendo com que muitos deles se afogassem ou congelassem até a morte.

Ir até: http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=12748

Nenhum comentário: