06 abril, 2019

Saúde e comunidade

Michael Foley
É impressionante a contribuição religiosa aos espíritos destilados. O uísque foi inventado pelos monges irlandeses medievais que, provavelmente, em suas missões compartilharam seus conhecimentos com os escoceses.
Chartreuse é amplamente considerado o melhor licor do mundo por causa de seu extraordinário espectro de sabores distintos e até de seus benefícios medicinais. Aperfeiçoada pela ordem cartusiana, há quase 300 anos, a receita é conhecida por apenas dois monges por vez. O licor de ervas Bénédictine D.O.M. consta ter sido inventado em 1510, por um beneditino italiano chamado Dom Bernardo Vincelli, para fortalecer e restaurar monges cansados. E o conhaque de cereja conhecido como licor Maraska foi inventado pelos boticários dominicanos no início do século XVI.
Nem a ingenuidade no álcool era um domínio só masculino. Irmãs carmelitas certa vez produziram um extrato chamado "água carmelita" que foi usado como um tônico de ervas. As freiras já não fazem este elixir, mas outra mistura do convento sobreviveu e se tornou um dos licores mais festejados do México - Rompope.
Feita de baunilha, leite e ovos, o Rompope foi inventado por freiras claristas da cidade colonial espanhola de Puebla, localizada a sudeste da Cidade do México. Segundo um relato, as freiras usavam claras de ovos para dar à arte sacra em sua capela uma cobertura protetora. Não desejando que as sobras de gemas fossem desperdiçadas, elas desenvolveram a receita para este refresco festivo (gemada).
Sentindo-se culpado por beber? Bem, pergunte aos santos. 
https://cruxnow.com/global-church/2017/12/14/feeling-guilty-drinking-well-ask-saints/
https://blog.uchceu.es/eponimos-cientificos/agua-del-carmen-agua-de-torongil-de-los-carmelitas/
https://en.wikipedia.org/wiki/Rompope
Sequência
1 - Ordens religiosas e vinificação✔️
2 - Cerveja no claustro✔️
3 - Licores no claustro✔️
4 - Saúde e comunidade✔️

Nenhum comentário: