02 abril, 2019

O Dino de Vitrúvio

"O dinossauro é a medida de todas as coisas." ~ Dino da Silva Sauro

Marcus Vitruvius (Vitrúvio) Polio foi um arquiteto e engenheiro romano que viveu no século I a.C. Deixou uma obra escrita que, por seus padrões de proporcionalidade e por seus princípios arquiteturais, serviu de fonte de inspiração a obras de muitos arquitetos medievais. Para ele, era missão da arquitetura refletir a exemplar regularidade do corpo humano
No Renascimento, com os seus escritos traduzidos para a língua italiana, ressurgiu o interesse pelos ensinamentos de Vitrúvio. E os dados antropométricos, por ele apresentados, foram desenhados por Leonardo da Vinci em seu célebre trabalho"L’Uomo di Vitruvio" (O Homem de Vitrúvio). Na ilustração de Leonardo (ao lado), as partes do corpo humano formam um conjunto de proporções que cabem num círculo e num quadrado.
Descobriu-se, mais recentemente, que um anônimo dinossauro do período jurássico deixou desenhado o Dino de Vitrúvio,. Nesta ilustração (abaixo), as partes do corpo de um T. rex formam um conjunto de proporções que cabem num círculo e num retângulo.

(https://bouzou.wordpress.com/2017/11/12/humour-le-dinosaure-de-vitruve/}

Por que o quadrado foi substituído pelo retângulo
Quem foi rex nunca perde a majestade
O dinossauro biônico
Slideshow T-REX TENTANDO...

Nenhum comentário: