17 abril, 2019

A dialética de lavar a louça - 2

Lavar a louça: tortura para alguns, terapia para outros
Para o @LwithP, essa é a melhor das tarefas domésticas, principalmente quando acompanhada por uma musiquinha. Mas tem gente que trocaria essa obrigação por lavar um banheiro.


Na síntese de A dialética de lavar a louça - 1 (17/04/2016, blog EM), eu escrevi:
Al Bernstein dizia que o problema de morar sozinho é que é sempre a sua vez de lavar a louça. Morar sozinho não é o meu caso, ir para a pia da cozinha, sim. Em meu lar, desde que a empregada doméstica foi declarada extinta, lavar a louça passou a ser uma atribuição minha. Que faço com a atenção plena, concentrando-me em todos os detalhes da tarefa. Nem sequer tinha a noção (que hoje tenho) de que isso traria benefícios para a minha saúde psíquica. Ao lavar a louça da minha sinhá, ajudando a afastar os pensamentos cinzentos da minha mente, estou sempre a cantarolar esta música que foi tema da novela Escrava Isaura:



É que essa música, além de me deixar muito zen, também irrita o meu grupo-controle (leia-se: a minha mulher). Paulo Gurgel

Nenhum comentário: