11 março, 2019

Nascido sob um signo ruim

Uma das consequências dos modelos cosmológicos de Copérnico, em 1543 (heliocentrismo), e Tycho, em 1588 (geoheliocentrismo), foi que os planetas internos, Mercúrio e Vênus, cruzariam ou transitariam, como dizem os astrônomos, na frente do Sol. Mas isso não ocorre em cada órbita, uma vez que as órbitas dos planetas são inclinadas em relação ao caminho aparente do Sol ao redor da Terra e que, por isso, tais trânsitos apenas são visíveis da Terra quando o planeta, a Terra e o Sol estão em posições propícias (alinhados). Para Vênus, isso ocorre em um padrão que se repete a cada 243 anos, com passagens aos pares separadas por oito anos.
Aqui entra o astrônomo francês Guilherme-Joseph-Hyacinthe-Jean-Baptiste Le Gentil de la Galazière (1725-1792). Ele foi escolhido pela Academia Francesa de Ciências para observar o trânsito de Vênus, em Pondicherry, na Índia. Ele navegou da França em 1760 e fez uma estada nas Maurícias, então conhecida como Ilha de França. Enquanto ele estava se preparando para navegar para Pondicherry, ele soube que esta tinha sido atacado e capturado pelos britânicos, então ele mudou seus planos e foi enviado em uma fragata francesa para Coromandel, apenas três meses antes do trânsito. No entanto, o capitão do navio ouvindo os desenvolvimentos da guerra com os britânicos voltou para as Maurícias, obrigando Le Gentil a observar o trânsito de Vênus a partir de um navio no mar e tornando suas observações cientificamente inúteis.
De volta às Maurícias, Le Gentil decidiu permanecer na Ásia por oito anos e observar o trânsito de 1769. Ele ocupou o tempo fazendo uma expedição para sua coleção de história natural do Oceano Índico. Em 1766, ele decidiu fazer suas observações em Manila, nas Filipinas, e partiu de navio para seu novo destino. Nas Filipinas, ele mudou de ideia novamente e decidiu voltar para Pondicherry. Sua decisão baseou-se em dois fatores: uma atitude hostil do governador espanhol das Filipinas e um pedido da Academia de Ciência em França para fazer suas observações na Índia.
Depois de várias aventuras pelo mar, chegou a tempo para o trânsito em Pondicherry. Ele foi tratado com respeito pelas autoridades britânicas que até lhe forneceram um novo telescópio de alta qualidade e ele montou seu equipamento para o excelente dia. Os dias que antecederam o trânsito foram perfeitos para observar, no entanto, no dia do trânsito, os céus foram cobertos por nuvens, fazendo todas as tentativas de observação impossíveis. O desapontamento de Le Gentil só se aprofundou ao descobrir que o tempo em Manila tinha sido perfeito para observar o trânsito.
Cansado, doente e desmoralizado, Le Gentil decidiu voltar para a França, chegando às Maurícias em 1770, muito doente para prosseguir a viagem. O infortúnio o levou à beira da insanidade mas, no final do ano, ele se recuperou para navegar para a França. Um furacão no Cabo da Boa Esperança obrigou seu navio a retornar para as Maurícias, onde ele aportou em 1771.
Le Gentil teve dificuldades em encontrar outro navio preparado para levá-lo de volta à Europa. Finalmente, um capitão espanhol concordou em levá-lo e, depois de mais aventuras marítimas, ele chegou a Cádiz, de onde passou por terra para a França, atravessando os Pirineus e chegando a Paris no dia 8 de outubro de 1771.
Durante sua ausência, Le Gentil foi presumido morto e seus herdeiros e credores já haviam dividido suas propriedades, e a Academia de Ciências havia atribuído sua posição a outra pessoa. Com a ajuda do rei, Le Gentil conseguiu recuperá-la. e, mais adiante, casou-se e teve uma filha para confortá-lo na velhice. O seu último desapontamento foi a perda de seus espécimes de história natural que haviam desaparecido no navio que o havia levado de volta às Maurícias por causa da tempestade, em sua primeira tentativa de voltar para casa. Se alguma vez um astrônomo nasceu sob um signo ruim, ele foi Guillaume Joseph Hyacinthe Jean-Baptiste Le Gentil de la Galaisière.

Extraído de: Born under a bad sign, The Renaissance Mathemticus
http://www.astronomy.ohio-state.edu/~pogge/Ast161/Unit4/venussun.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guillaume_Le_Gentil
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A2nsito_de_V%C3%AAnus

Nenhum comentário: