22 março, 2019

O anel jogado no lago

"Precisamos da natureza - água, sol, ar - para sobreviver, mas ela realmente não precisa de nós. Ela é generosa conosco, mas ela tem algumas condições, e nós temos que respeitá-las." ~ Rachel Carson, bióloga e pioneira do conservacionismo
Água: uma celebração impressionante do elemento da vida baseado no folclore indiano
É a história de sete irmãs, enviadas pelos pais para encontrar água. Depois de andarem o dia todo subindo e descendo morros, elas finalmente chegaram a um lago - mas ficava muito abaixo delas, e portanto inacessível. Testemunhando sua luta e desânimo, o lago teve pena delas e fez uma oferta - ele se elevaria se elas lhe dessem seu bem mais precioso.
Dispostas a fazer qualquer coisa pela água, as irmãs concordaram, e a mais jovem tirou um lindo anel do dedo e jogou no lago. A água subiu rapidamente, as irmãs encheram as panelas e ficaram muito contentes.
Ilustração: Tara Books
Mas assim que elas se preparavam para voltar para casa, a irmã mais nova começou a chorar, lamentando ter sacrificado o anel. Ela o queria de volta. Suas irmãs insistiram que haviam feito uma barganha com o lago, por isso tendo que honrar o compromisso. Mas não havia como fazer a irmã mais nova mudar de ideia. Recusando-se a abandoná-la, as outras seis mulheres relutantemente começaram a procurar pelo anel. E todas desceram para a água, entraram no escuro e desapareceram, para nunca mais serem vistas - o lago as engolira por terem quebrado sua promessa.
O anel na história representa uma barganha que as irmãs fizeram com o lago - uma promessa que elas então quebraram. Quando se vai contra uma barganha e se torna ganancioso, a natureza castiga como o lago fez com as sete irmãs. Suas leis são rigorosas.

Maria Popova, Brain Pickings

Nenhum comentário: