30 março, 2019

Breve história de quase tudo

[14/03] Meu caro Doutor,
Estou lhe encomendando uma pequena obra-prima, ótima para ler sem pressa, à altura de sua curiosidade.
Trata-se de :
BREVE HISTORIA DE QUASE TUDO (Bill Bryson - Companhia das Letras)
Confesso comprei este livro por causa de um capítulo específico: .15 BELEZA PERIGOSA - uma narrativa de terror relacionada ao Parque Nacional de Yellowstone e com suas condições geológicas de deixar as melenas (não é hemorragia intestinal) do Edgar Allan Poe arrepiadas. Ótima tradução, leitura muito agradável .
Mande-me suas coordenadas.
Jaime Nogueira

[15/03] OK.
Paulo Gurgel

[15/03] Segue o procedimento da aquisição do livro.
Ironicamente, creio que devido à onda inusitada de calor no Sudeste e às doideiras que assolam o país e nos preocupam, parece que as sinapses ficam mal conectadas e apareceu, de contrabando, no pedido "Um Espetáculo de Corrupção", que não o conheço, e deve ser coisa da República do Paraná.
Um ótimo fim de semana. Adoro a Estante Virtual, nunca me negou fogo.
Jaime Nogueira

[29/03] Acabo de receber os dois livros. Para minha agradável surpresa, "Um espetáculo de Corrupção" não é livro vinculado à famigerada República do Paraná, o que significa dizer que tanto vou ler BREVE HISTÓRIA DE QUASE TUDO quanto o contrapeso. O segundo, aliás, é um alentado romance de David Liss, premiado autor de livros de mistérios.
Paulo Gurgel

Ao constatar que ignorava o porquê dos oceanos serem salgados, o renomado escritor e cronista Bill Bryson percebeu, com certo desagrado, que tinha pouquíssimo conhecimento sobre o planeta em que vivia. A indagação o propeliu à tarefa épica de entender - e explicar - tudo o que sabemos sobre o mundo. Bryson parte da origem do universo e segue até os dias de hoje, tratando de assuntos relacionados à física, geologia, paleontologia e todas as outras disciplinas que considerava "maçantes" na escola. Antítese do texto didático tradicional, sua prosa foge dos jargões técnicos sem nunca abrir mão da profundidade. A preocupação do autor está em entender como os cientistas realizam suas descobertas. Para compilar esta "Breve história de quase tudo", Bryson consultou dezenas de obras e pesquisadores e montou o que pode ser considerado um delicioso guia de viagens pela ciência.
"Um clássico moderno da escrita científica." - The New York Times.
"Um diário de viagem pela ciência, escrito por um guia inteligente, engajado e bem-informado, que ama o assunto e está louco para dividir esse prazer" - The Times

INTRODUÇÃO (disponível na web), de que selecionei este enunciado:
"Um aspecto curioso de nossa existência é provirmos de um planeta exímio em promover a vida, mas ainda mais exímio em extingui-la."
Jaime Nogueira: perfil de um colaborador
Seus genes são oriundos da Serra da Mantiqueira onde nasceu (Itajubá, MG), por parte de sua mãe (Da Costa Machado) e dos sopés do Serrote de Quinamuiú (Tauá, CE) – seu pai (Alexandrino Nogueira). De um total de 5 irmãos formados na Escola de Engenharia da UFC, Jaime Nogueira desgarrou-se após casar e concluir o Mestrado no Instituto da Pesquisas Hidráulicas da UFRGS e começar a trabalhar no Rio, na então CVRD, por cerca de 30 anos – sempre envolvido com projetos de exploração mineral na Serra dos Carajás, PA (Fe, Au, Cu) e um trabalho de desenvolvimento tecnológico para purificação de SiO2 na Zona da Mata, MG. Em '87 passou uns 3 meses na DDR (Alemanha Oriental), na Escola de Minas de Freiberg, com direito ao Checkpoint Charlie, em Berlim, e a Autobahn usada para a Invasão dos Sudetos e, lógico, a fantástica cerveja da Saxônia.

Nenhum comentário: