15 janeiro, 2018

O pedido de socorro CQD

O primeiro chamado de emergência por rádio parece ter sido o CQD, adotado pela Marconi International Marine Communication Company. Foi anunciado em 7 de janeiro de 1904, pela "Circular 57", para as estações de bordo operadas pela companhia, que "... em e após 1º de fevereiro de 1904, a chamada a ser dada por navios em perigo ou que, de qualquer forma, exijam assistência deve ser o CQD".
Ass duas primeiras letras – C e Q – já eram usadas na telegrafia terrestre para anunciar uma "chamada geral" (broadcast) para todas as estações de rádio, ao passo que a letra D foi adicionada como uma referência à palavra inglesa "distress", que significa algo como "perigo", "agonia" ou "aflição". Foi inclusive por esta razão que, em 15 de abril de 1912, um grande navio transmitiu, em modo broadcast, o sinal CQD-MGY: o grupo de letras "MGY" era o código de identificação do Titanic.
O sinal "SOS" surgiu nos regulamentos de rádiocomunicações da Alemanha, em 1905, e foi adotado internacionalmente pela conferência de Berlim, em 1906. Na realidade, a conferência decidira apenas que:
"Embarcações em "distress" deverão usar o seguinte sinal: . . . _ _ _ . . . repetido a breves intervalos."
— Conferência Radiotelegráfica Internacional (Berlim, 1906).
Ou seja: ao invés de letras, na verdade, esse sinal é apenas um grupo de pontos e traços em formato de código Morse, e ele foi escolhido por ser um padrão gráfico bastante simples e inconfundível. No entanto, pelo fato de este sinal codificado poder ser descodificado e lido como "SOS", esta palavra passou a ser tratada como um mnemônico para aquele sinal.
A partir de 1 de julho de 1908, o sinal CQD foi definitivamente substituído pelo SOS.
https://pt.wikipedia.org/wiki/SOS

Leia também: O pedido de socorro SOS

Anote este LINK: Morse Code Translator

Nenhum comentário: