25 janeiro, 2018

Máquinas de viver

Tardígrado. Tamanho real: 0,5 mm
Crédito: Katexic Publications
Os tardígrados (também conhecido como  ursos d'água) são as criaturas mais interessantes que podemos encontrar na Terra. São capazes de sobreviver nas condições mais extremas.
Todas as criaturas têm uma vida natural. Elas nascem, crescem, reproduzem e morrem. Com as estrelas também se passa algo semelhante. Uma vez que elas acumulem hidrogênio suficiente, começam a convertê-lo em hélio. É um processo lento, inevitável e que levará à morte da estrela quando se esgotar o seu combustível para a fusão. No caso do Sol, calculamos que levará 5 bilhões de anos até o seu esgotamento.
Mas, quando essa hora chegar, ele vai se tornar uma gigante vermelha. Em cerca de 5, 4 bilhões de anos,  o aumento em seu tamanho fará com que ocupe as órbitas de Mercúrio, Vênus e, talvez, da Terra. Não temos certeza se a Terra será destruída ou se sobreviverá, a uma pouca distância, de um Sol moribundo. Mas, muito antes que chegue esse tempo, talvez em 1,5 bilhão de anos, a Terra será um lugar inabitável para muitas formas de vida.
No entanto, um novo estudo sugere que há uma espécie que poderá sobreviver à elevação de temperatura dentro de 1,5 bilhão de anos - e à fase de gigante vermelha do Sol. Na verdade, eles ainda sobreviverão além do tempo em que a nossa estrela se torne uma anã branca, a última etapa da evolução estelar para astros como o nosso Sol. Quando a vida na Terra estará extinta há muito tempo... exceto para eles.
A pergunta básica deste estudo: existe alguma forma de vida na Terra que pode sobreviver a um evento de extinção em massa que termine todo o resto? Os ursos d'água parecem ser os claros vencedores. E a humanidade se, dentro de um bilhão de anos, os nossos descendentes encontrarem um novo lar no Universo.
Os pesquisadores descobriram que os tardígrados poderiam sobreviver a todas as possíveis catástrofes que devastem a Terra. Eles são as criaturas mais duráveis ​​e resistentes do planeta. Podem sobreviver 30 anos sem água e comida. Ou seja, metade de sua vida. Eles também suportam temperaturas entre 150 e -200. E temos observado que podem resistir a pressões de 6.000 vezes a da Terra e no vácuo do espaço.
O mais surpreendente é que os ursos d'água têm a capacidade de ressuscitar. Apenas é necessário que as circunstâncias o justifiquem. Como grande parte dos organismos na Terra, eles precisam de água para sobreviver. Mas podem sobreviver a anos sem água. Há experiências neste sentido em que tardígrados foram deixados sem água a ponto de matá-los. Mas, assim que eles reincorporaram a água, voltaram à vida.
Estas pequenas criaturas são extremamente resistentes. O estudo conclui que nem os impactos dos meteoros, nem as supernovas ou os raios gama, representam um risco existencial para os ursos d'água. Apesar de todos esses cataclismos terem a capacidade de matar os seres humanos muito rapidamente.
O segredo parece estar no DNA. Entender como funciona o mecanismo de reparo do DNA dos tardígrados é muito interessante, não apenas do ponto de vista da curiosidade. Poderia nos ajudar a combater as doenças que nos afetam e a melhorar nossas próprias condições de vida.
Compreendamos como eles conseguem sobreviver.  Afinal, esses seres minúsculos são os verdadeiros herdeiros da Terra, do Sistema Solar e do...

Los osos de agua sobrevivirán a todos, incluso al Sol, Astrobitácora
O estudo é "The Resilience of Life to Astrophysical Events", de David Sloan, Rafael Alves Batista e Abraham Loeb. Publicado na revista Scientific Reports, em 14 de julho de 2017, ele pode ser visto neste link.

Nenhum comentário: