31 janeiro, 2018

O escoteiro nuclear

David Charles Hahn (1976-2016), nascido em Michigan, EUA, e mais tarde chamado de "escoteiro nuclear", atraiu a atenção da polícia local quando, ao ser parado por um assunto qualquer, encontraram em seu veículo um material que incomodou a polícia.
Hahn advertiu os policiais que era radioativo.
O presente de um conjunto de química aos 12 anos havia despertado seu interesse pela Química. Inicialmente, para produzir nitroglicerina e depois, aos 17 anos de idade, para construir um reator nuclear caseiro.
Um escoteiro dos Boy Scouts of América, Hahn conduziu suas experiências em segredo em um galpão no quintal da casa de sua mãe em Commerce Township, Michigan.
Seu reator caseiro nunca chegou perto de atingir a massa crítica - mas acabou por emitir níveis perigosos de radiação, provavelmente mais de mil vezes a radiação de fundo normal.
Dez meses após a apreensão do material, funcionários da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos desmantelaram o galpão e seus conteúdos, enterrando-os como resíduos radioativos de baixo nível em Utah.
Um fato desconhecido para os funcionários: a mãe de Hahn, com medo de perder a casa se a extensão total da radiação fosse conhecida, já havia coletado a maioria do material radioativo e jogado fora no lixo convencional.
Hahn recusou a avaliação médica para a exposição à radiação. Ele morreu por intoxicação pelo álcool aos 39 anos.
Crédito da foto: www.findagrave.com
Os experimentos de Hahn inspiraram outros a tentar feitos semelhantes, particularmente Taylor Wilson, que se tornou aos 14 anos a pessoa mais jovem a produzir fusão nuclear.

Nenhum comentário: