10 junho, 2015

Abalou Kinabalu

Um membro do governo da Malásia afirmou que o terremoto que atingiu o país no dia 5, sexta-feira, deixando 16 mortos, não teve a ver com a atividade sísmica da região. A tragédia teria sido causada por turistas ocidentais que recentemente tiraram fotos nus no Monte Kinabalu (foto), próximo do epicentro do sismo.
Joseph Pairin Kitingan, que ocupa um cargo semelhante ao de vice-governador, disse que a atitude dos turistas irritou os espíritos da montanha: "O terremoto é uma prova das consequências, que já temíamos, das ações dos turistas. Temos que entender essa tragédia como um alerta sobre como as crenças e os costumes locais não podem ser desrespeitados".
As autoridades malaias estão orientadas para não permitir que o grupo de turistas deixe o país, enquanto as investigações estiverem em curso.
O antropólogo Paul Porodong, da Universidade da Malásia em Sabah, disse em entrevista ao jornal Star que tribos locais relacionam acidentes com atos desrespeitosos e que a nudez do grupo se encaixaria nesta situação.
Para os próximos dias, a população local planeja realizar um ritual tradicional no Monte Kinabalu para "acalmar os espíritos"

Nenhum comentário: