22 junho, 2015

A síndrome de Estocolmo

É o nome dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo sentimento de amizade ou amor perante o seu agressor.
A síndrome de Estocolmo recebe seu nome em referência ao famoso assalto do Kreditbanken, em Norrmalmstorg, Estocolmo que durou de 23 a 28 de agosto de 1973. Nesse acontecimento, as vítimas continuavam a defender seus raptores mesmo depois dos seis dias de prisão física terem terminado e mostraram um comportamento reticente nos processos judiciais que se seguiram.
O termo foi cunhado pelo criminólogo e psicólogo Nils Bejerot, que ajudou a polícia durante o assalto, e se referiu à síndrome durante uma reportagem. Ele foi então adotado por muitos psicólogos no mundo todo.
O caso mais famoso e mais característico do quadro da doença foi o de Patty Hearst, que desenvolveu a síndrome em 1974, após ser sequestrada durante um assalto a banco realizado por uma organização revolucionária politicamente engajada, o Exército Simbionês de Libertação. Depois de libertada do cativeiro, Patty juntou-se a seus raptores, indo viver com eles e sendo cúmplice de assaltos a bancos.
A herdeira milionária Patty Hearst, na foto célebre em que ela ("Tania") aparece armada, tendo ao fundo a cobra de sete cabeças, o símbolo do Exército Simbionês de Libertação.
Humor de Nani
Ver também:
A síndrome de Paris

Nenhum comentário: