26 junho, 2015

A pedra do diabo

Em Lübeck, na Alemanha, tirei esta foto ao lado da estátua do grande trabalhador na construção da Igreja de Santa Maria (St. Marien zu Lübeck).


O de boné com o casaco na mão sou eu. Não confundam, por favor.
Fernando Gurgel

A história está lá, afixada numa placa bem grande:


A FIGURA DO DIABO NA PEDRA DO DIABO
Quando as primeiras pedras da Igreja de Santa Maria foram colocadas, o diabo acreditou que o edifício seria uma casa de vinho. Ele gostou desta ideia porque muitas almas já haviam encontrado seu caminho até ele depois de visitas frequentes a tais lugares. Então se juntou à multidão e começou a ajudar os trabalhadores. Não é de se espantar que o prédio cresceu com tamanha velocidade. Mas um dia o diabo percebeu o que o prédio iria realmente se tornar. Cheio de raiva, ele pegou um enorme pedregulho (*) para derrubar as paredes que já tinham sido erguidas. Ele já estava voando perto quando um corajoso homem gritou para ele: "Pare com isso, senhor Diabo! Deixe o que já foi construído! Para você nós construiremos uma casa de vinhos aqui por perto!" O diabo ficou satisfeito com a ideia. Ele derrubou o pedregulho ao lado da parede, onde está até hoje. Ainda se podem ver as garras do diabo na pedra. E, do outro lado da igreja, os trabalhadores construíram o porão de vinhos da prefeitura." Tradução extraída de: https://www.flickr.com/photos/61256191@N02/8433409556/

(*) Pedregulho, como foi empregado no texto, significa uma pedra grande; pedregulhos, um monte de pequenas pedras. É o diabo outra vez tentando confundir as pessoas. N. do E.

Nenhum comentário: