01 fevereiro, 2015

A estratégia para vencer no jogo PPT

Pesquisadores de universidades chinesas escreveram um artigo sobre o papel da psicologia para ganhar (ou perder) no pedra-papel-tesoura (PPT). Depois de estudar como os jogadores alteram ou mantêm as suas estratégias em várias rodadas do jogo, eles descobriram a regra básica de como as pessoas tendem a fazer o jogo, a qual pode daqui para frente ser explorada.
Os pesquisadores trabalharam com 360 estudantes, divididos em grupos de seis por sorteios aleatórios, que jogaram 300 rodadas de pedra-papel-tesoura. Enquanto jogavam, os pesquisadores observaram as três opções de jogo com que eles ganharam ou perderam.


O que eles descobriram foi que, se um jogador ganha sobre o seu oponente em um jogo, a probabilidade de que ele repita a mesma ação no próximo jogo é consideravelmente maior do que a probabilidade de que ele mude para uma das duas outras ações. E que, se um jogador perde, ele muda o jogo na rodada seguinte, sendo mais propenso a mudar para a ação que vai bater aquela em que ele foi batido.
Por exemplo, se Megan perde com a tesoura contra a pedra de Casey, Megan é mais provável mudar para o papel, que teria vencido a pedra de Casey. Segundo a pesquisa esta é uma boa estratégia, já que Casey é suscetível de continuar jogando com a opção que vem ganhando. Os autores referem a isso como a estratégia "vencer-ficar, perder-mudar".
Portanto, esta é a melhor maneira de ganhar no pedra-papel-tesoura:
Se você perder a rodada, mudar para a opção que baterá a opção que seu oponente jogou. Se você ganhar, não continuar jogando com a mesma opção, mas, em vez disso, passar para a opção que seu oponente acabou de jogar.
A saber: você ganha uma rodada com a rocha contra a tesoura de outra pessoa. Ele está prestes a mudar para o papel. Você deve mudar para a tesoura, entendeu?
Boa, isso deve funcionar a menos que seu oponente tenha lido este artigo. Neste caso, ambos estarão em apuros.

Social cycling and conditional responses in the Rock-Paper-Scissors game (arquivo PDF)

Poderá também gostar de ver
Pedra, papel e tesoura, Robôs jogam para ganhar e slideshows 1 e 2

Nenhum comentário: