06 fevereiro, 2015

Sem duelos

Caio Mário (157 a.C. – 86 a.C.) foi general e cônsul da República Romana.
Um chefe bárbaro mandou desafiar Mário para um duelo. Sem ligar para o que os outros achariam de sua resposta, e muito menos para o que o próprio bárbaro pensaria, Mário mandou o seguinte recado:
“Se você está entediado com a vida, que se enforque”. (*)
(*) Ou teria Caio dito "nessa eu não caio"?

Em 1842, Abraham Lincoln, então advogado em Illinois, publicou uma carta em um jornal de Springfield criticando o desempenho do auditor do estado, James Shields. Furioso, Shields desafiou Lincoln para um duelo, e os dois se encontraram em uma ilha no Rio Mississipi.
Como parte desafiada, coube a Lincoln escolher o tipo de arma para o duelo, e ele pediu espadas de cavalaria longas. Por ser 18 centímetros mais alto que Shields, isto daria a Lincoln uma enorme vantagem, que ele fez questão de demonstrar cortando um galho de salgueiro acima da cabeça de Shields.
Versões diferem quanto à forma como o auditor reagiu - se ele riu ou se ele fraquejou - mas os dois concordaram em não lutar. (*) Lincoln parece ter ficado constrangido com o assunto, pois se recusou a comentá-lo nos anos seguintes. www.lib.niu.edu
(*) Quanto disso foi por interferência da turma do deixa-disso?

Entre os duelos meio sérios e meio cômicos, não devo deixar de relatar o do famoso crítico Sainte-Beuve contra M. Dubois, do jornal "Globe". Quando os adversários chegaram ao local do duelo estava chovendo muito. Sainte-Beuve trazia um guarda-chuva (*) e pistolas do século XVI. Quando o sinal de fogo estava prestes a ser dado, Sainte-Beuve ainda mantinha seu guarda-chuva aberto. Os segundos protestaram, mas Sainte-Beuve resistiu, dizendo: "Estou pronto para ser morto, mas eu não gostaria de pegar um resfriado".
Theodore Child, "Duelling in Paris", Harper’s New Monthly Magazine, março de 1887
(*) Quer ver a gravura de um duelo de ciclistas com guarda-chuvas? Aqui.

Imagem: Futility Closet

O duelo

Nenhum comentário: