Um acidente com gás metano aconteceu em 24 de março, num celeiro do vilarejo de Rasdorf, na região central da Alemanha. Além de ferir um dos animais, a explosão danificou o teto do celeiro.
O metano, com origem nos flatos e arrotos expelidos por cerca de 90 vacas, acumulou-se em grande quantidade no celeiro. E um foco de energia elétrica estática, segundo a polícia local, provocou a explosão do gás.
Cada vaca é capaz de produzir 500 litros de gás metano por dia. O impacto ambiental da pecuária é alto, já que o metano é nocivo ao meio ambiente.
Além disso, as vacas expelem a amônia que pode acidificar o solo e a água.
Cientistas criam um dispositivo que coleta o gás metano
Esta é a última arma na luta contra o aquecimento global. É de fabricação argentina: um dispositivo preso ao dorso de um touro que evita o escapamento de metano quando o animal arrota.
O gás é coletado diretamente do estômago do touro, através de um pequeno tubo, e em seguida é comprimido em um botijão. Todo dia o animal gera combustível suficiente para fazer um carro andar por um quilômetro.
De acordo com a ONU, 18 por cento das emissões de gases causadores do efeito estufa provêm de animais criados em fazendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário