Em 1933, o escultor John Skeaping esculpiu um cavalo de mogno (imagem) e enviou-o para ser exibido em Whipsnade, Bedfordshire.
"Talvez eu devesse dizer que escondi algo na barriga do meu cavalo", confidenciou ele ao Daily Mail . "É um pacote pequeno de papéis, contendo meus pontos de vista e opiniões privadas e pessoais sobre uns artistas contemporâneos e seus trabalhos! Na posteridade (se meu cavalo sobreviver), pode ser divertido ler o que eu escrevi. E eu espero que isso aconteça, de qualquer maneira!"Skeaping morreu em 1980. Em 1991, os trabalhadores em conservação da Galeria Tate encontraram um documento dobrado dentro do cavalo:
"Esta é praticamente a minha única oportunidade de dizer exatamente o que eu penso sobre todos. Na verdade eu só estou interessado em mim e meu próprio prazer. Eu acho que quase todos que conheço no mundo artístico são apenas uma massa de estupidez."E Skeaping prossegue desancando os artistas de sua época, com exceção de um tal J. Epstein, um escultor. E de outros que a posteridade ficou sem saber o que ele pensava a respeito, porque insetos benevolentes comeram uma parte dos papéis.
Trojan Horse, Futility Closet
Há quatro mil anos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário