05 abril, 2012

Por que Plutão deixou de ser um planeta?

De fato, Plutão deixou de ser considerado um planeta, e ele agora pertence a uma categoria denominada "planeta anão".
Para entender porque isto aconteceu vamos contar um pouquinho de história:
Em 1930, o astrônomo americano Clyde Tombaugh descobriu um corpo no céu, era apenas um pequeno ponto, mas ao calcular a sua órbita percebeu que ele tinha uma órbita mais afastada que Netuno, seria o nono planeta, e este corpo celeste foi batizado de Plutão. No início chegou-se a estimar que Plutão poderia ser maior que o planeta Terra, mas medições posteriores mostraram que ele na verdade seria bem menor que a nossa Lua.
Já nos anos 1970, alguns astrônomos começaram a propor a idéia de que Plutão não seria de fato um planeta, pois além de pequeno e pouco massivo, sua órbita era muito achatada e inclinada em comparação aos outros planetas.
Mas, no fim da década, foi descoberta um satélite de Plutão, que foi batizado de Caronte, o que dava argumentos para os defensores de Plutão como um planeta. Apenas na década de 1990 foi descoberto outro objeto trans-netuniano. Nos anos seguintes, com a construção de telescópios avançados, o número destes objetos cresceu rapidamente, e alguns deles eram quase tão grandes quanto Plutão (Sedna, Varuna, Quaoar, etc.). Em 2005, foi divulgado que um destes objetos, posteriormente batizado de Eris, era maior que Plutão.
Então, chegou-se a um impasse: se Plutão era um planeta, Eris (que é maior) também deveria ser. Finalmente, em 2006, houve uma reunião da IAU (União Internacional de Astronomia) e, em uma votação histórica, a assembéia da IAU decidiu que Plutão deixaria de ser um planeta. Ele, Ceres e Eris foram denominados "planetas anões".
Como um comentário vale acrescentar o seguinte: se Plutão fosse descoberto hoje ele nunca seria classificado como planeta. A descoberta de Tombaugh foi um feito incrível, demoraram mais de 60 anos para outro objeto celeste ser descoberto nas mesmas circunstâncias. Plutão é pequeno demais e leve demais para ser um planeta.
O artigo veio daqui.

POBRE PLUTÃO!

Bônus: Urano, agora que Plutão não é mais planeta...

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu adoro estudar o sistema solar e o planeta plutão ele não faz parte mas do sistema solar por que ele gira em outra orbita !! adoreiiiIII!!!!!!! BJSSSSSS

Paulo Gurgel disse...

Não há nada de errado com a órbita de Plutão.
Os astrônomos decidiram excluí-lo do Clube dos Planetas por uma questão de tamanho.

Anônimo disse...

plutão só deixou de ser considerado um planeta por causa da sua massa .ha e nao tem nada a ver que ele gira na orbita de outro planeta. quem pensa isso deve estudar um pouco+. e eu concordo com paulo gurgel

Anônimo disse...

me desculpem pelo que eu falei ontem que plutao nao gira na orbita de outro planeta estava errado e quem precis estudar mais sou eu me desculpem mesmo





obrigado

Paulo Gurgel disse...

O reconhecimento de seu erro prova que você é uma pessoa sensata.
Não somente você, mas todos nós precisamos de estudar o tempo todo.
Um abraço, leitor.