05 janeiro, 2012

O triângulo da morte

Nós o temos bem sob os nossos olhos. O "triângulo da morte", apelido que é dado a essa região do rosto que que vai do lábio superior até as sobrancelhas (ver imagem), a qual apresenta uma peculiaridade em sua drenagem venosa.
As veias, ao contrário das artérias, possuem válvulas que ajudam a direcionar o fluxo do sangue, impedindo-o de refluir. Só que as veias que drenam essa área são desprovidas de válvulas.
Onde está o problema, você pode perguntar. Imagine que você tenha um furúnculo nessa região do corpo e que o manipule. Ora, não vai existir nenhum obstáculo para que o sangue retorne com um trombo infectado para as veias intracranianas, especialmente o seio cavernoso ou um de suas tributárias como as veias oftálmicas.
Esses eventos de tromboflebite séptica, apesar de raros, podem custar a vida de 20 a 30 por cento dos pacientes. E, dentre aqueles que sobrevivem, muitos podem ficar com sequelas, devido ao comprometimento dos nervos oculomotores ou a uma meningite secundária.
Daí a recomendação de nunca manipular os focos infecciosos que apareçam no "triângulo da morte". Isso pode transportar bactérias a locais em que as patologias que elas causam são extremamente graves.

El triángulo de la muerte, Per Ardua ad Astra

Visitemos el Feneis (5ª Edición, pág. 278):
6. V. angularis (vena angular). Origen de la vena facial en el ángulo medial del ojo, por unión de las venas supratroclear y supraorbitaria. Se anastomosa con la vena oftálmica. Está relacionada con la vena oftálmica superior a través de la vena nasofrontal y, al igual que ellas, carece de válvulas. Posible vía de infección de la cara hacia la órbita y compartimento encefálico.

6 comentários:

Paulo Gurgel disse...

Transcrevo mensagens recebidas de dois amigos médicos.
A primeira, de Gurjão:
Meu amigo,
Isso que você diz é verdade, eu já perdi uma tia com essa patologia por um equívoco do seu médico que fez uma drenagem traumática de um furunculo no nariz. Entrou em septicemia e não houve com debelar.
A segunda, de Hugo Lopes:
This is very good but I am going to double check with the local ENT guys.
No more squeezing pimples in the nose.

Anônimo disse...

Soube que um vizinho foi internado na UTI por conta de uma espinha no nariz,e achei pouco provável que tivesse sido esse o motivo da internação, agora vejo que é possível!

Anônimo disse...

Nesse triangulo envolve a parte dentária também?

Paulo Gurgel disse...

Infecções odontogênicas também são descritas como causas de trombose séptica do seio cavernoso.

Beatriz Ribeiro disse...

No caso de perfurar o nariz e consequentemente um vaso sanguíneo nessa região, a riscos de lesões graves?

Paulo Gurgel disse...

Esta nota é para alertar sobre os riscos da manipulação de focos infecciosos numa região do corpo em que as veias são desprovidas de válvulas.
======================================
O tratamento mais comumente empregado para as fraturas nasais tem sido a redução fechada com anestesia local, sendo o resultado frequentemente considerado satisfatório pelo médico e pelos pacientes.
http://www.scielo.br/pdf/rbcp/v26n4/a12