26 julho, 2010

Albert Camus

Albert Camus (Mondovi, 7 de novembro de 1913 — Le Petit-Villeblevin, 4 de janeiro de 1960) foi um escritor e filósofo francês nascido na Argélia. Em sua terra natal viveu sob o signo da guerra, fome e miséria, elementos que, aliados ao sol, formam alguns dos pilares que orientaram o desenvolvimento do pensamento do escritor.
O absurdo da existência humana se manifestou por diversas vezes na vida do escritor franco-argelino. Numa destas, quando concluiu seu doutoramento, Camus se viu impedido de ser professor por haver adoecido de tuberculose. Esta doença inclusive lhe deu a real dimensão da possibilidade cotidiana de morrer, o que foi fundamental no desenvolvimento de sua obra filosófica /literária.
A tuberculose também o impediu de continuar a praticar um esporte que tanto amava: o futebol. Camus era o goleiro da seleção universitária (conta-se que um bom goleiro). E o seu amor ao futebol seguiu-o durante toda a vida. Muito o impressionava a paixão do brasileiro pelo futebol. Por isso, ao visitar o Brasil em 1949, logo pediu que o levassem para assistir a uma partida de futebol.
Em 1957, Albert Camus recebeu o Prêmio Nobel de Literatura "pelo conjunto de sua obra que punha em evidência os problemas que surgem na consciência do homem moderno".


Algumas de suas frases mais conhecidas:

"Não caminhes diante de mim, pode ser que eu não te siga. Não caminhes atrás de mim, pode ser que eu não te guie. Caminha junto a mim e sê meu amigo."

"Para a maioria dos homens a guerra é o fim da solidão. Para mim é a solidão infinita."

"O êxito é fácil de obter. O difícil é merecê-lo."

"Uma imprensa livre pode ser boa ou má; sem liberdade a imprensa será apenas má."

"Diziam-me que eram necessários alguns mortos para existir o mundo onde não se mataria."

"O homem tem duas faces: não pode amar sem amar-se."

"A estupidez insiste sempre."

"Dois homens traídos pela mesma mulher se tornam parentes."

"Compreendi que há duas verdades, uma das quais jamais deve ser dita."

"A amizade pode se converter em amor, o amor em amizade, nunca."

"O dever é o que tu esperas dos demais."

"Algumas vezes, eu penso no que os historiadores do futuro dirão de nós. Uma só frase será suficiente para definir o homem moderno: fornicava e lia jornais."

"Quem necessita de piedade, senão aqueles que não têm compaixão com ninguém!"

"O homem é a única criatura que recusa ser o que é."

"A liberdade nada mais é do que uma oportunidade para se tornar melhor."

"Não esperes pelo Juízo Final. Acontece a cada dia."

"Raramente confiamos em alguém que seja melhor que nós."

"O segredo de meu universo é imaginar Deus sem a imortalidade do homem."

"Se o mundo fosse compreensível a arte não existiria."

"Amo demais meu país para ser nacionalista."

"A verdadeira generosidade, com relação ao futuro, consiste em se doar todo ao presente."

"Envelhecer é passar da paixão à compaixão."

"Só há um problema filosófico verdadeiramente sério: o suicídio."

"Não ser amado é uma simples desventura. A verdadeira desgraça é não saber amar."

"Os artistas pensam segundo as palavras e os filósofos, segundo as ideias."

Traduzido de Albert Camus. "Sus mejores frases". In: Trianarts

Nenhum comentário: