20 novembro, 2008

Vacinação em idosos

Contra influenza
A influenza (gripe) é uma doença infecciosa aguda de natureza viral, altamente contagiosa, que acomete o trato respiratório e cuja ocorrência se observa em maior intensidade no final do outono e durante o inverno. Embora tipicamente de pouco relevância, quando em sua forma não complicada, é uma doença que se dissemina rapidamente e que pode apresentar complicações (pneumonia primária pelo vírus, pneumonia secundária por bactérias, pneumonia mista, exacerbação de doença pulmonar obstrutiva e descompensação cardíaca), inclusive óbitos, principalmente nos grupos de maior vulnerabilidade. As pessoas idosas, especialmente aquelas institucionalizadas (em asilos, casas de repouso e hospitais) e aquelas portadoras de doenças crônicas de base (pulmonares e cardíacas) formam os grupos de risco. No Brasil, a vacina contra influenza é oferecida a esses grupos, anualmente, no período do outono, por ocasião da Campanha Nacional de Vacinação dos Idosos.
Contra pneumococos
A partir dos 60 anos de idade, as pessoas devem receber uma dose desta vacina, uma só vez. No entanto, para aquelas que se encontram institucionalizadas, indica-se uma dose de reforço, 5 anos após a aplicação da primeira. Esta vacina reduz o risco de contrair a pneumonia pneumocócica.
Contra difteria e tétano
À maneira do que é recomendado para os adultos jovens, a vacina dT deve ser administrada nos idosos a cada 10 anos. Em caso de ferimentos considerados de risco para o tétano, recomenda-se um reforço desta vacina após 5 anos.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília, 2007 (Caderno de Atenção Básica).

2 comentários:

Mário Aragão disse...

Olá Grande PG, todo ano no meu trabalho eles oferecem a vacina da gripe pra gente, além de outras, há algum problema eu tomá-la uma vez por ano? (Tô na casa dos 30)

Aquele Abraço!

Paulo Gurgel disse...

Prezado Mário Aragão, olá.
Embora você não faça parte dos grupos prioritários para tomar a vacina contra a influenza, se a mesma está sendo oferecida em seu local de trabalho é aconselhável que a tome. Aumentará as suas defesas contra a doença pelo prazo de um ano.
Sendo a referida vacina fabricada por virus inativados, não provoca a doença e os seus efeitos adversos são infrequentes e controláveis.
As contra-indicações para esta vacina são duas: 1) alergia a proteínas do ovo da galinha; 2) síndrome de Guillain-Barré (uma doença neurológica rara).
Um abraço.
Paulo Gurgel