07 janeiro, 2022

Do outro lado das paredes

Em uma belíssima entrevista á Julliany Mucury, no programa "Tirando de Letra" (https://www.youtube.com/watch?v=0pzLHDYOcC0), Mia Couto falou poeticamente sobre vários assuntos.
Quase ao final, perguntado como é possível a poesia nascer da dor, Mia Couto ilustrou a resposta com uma frase de Ho Chi Minh. Este político, também poeta, ao ser questionado como teria sido possível escrever seus belos versos numa prisão tão opressiva e desumana, respondeu: "Eu desvalorizei as paredes.".
E Mia Couto completou: "É preciso não morar na tristeza."
Ou seja, as paredes somos nós que construímos, ou são os outros que constroem em nossa volta. Por isso, podemos e devemos "desvalorizar as paredes" e ver além das que nos cercam, sejam elas reais ou emocionais.
Ho Chi Minh parece ter sempre "desvalorizado as paredes", pois saiu de seu posto de garçom no Rio de Janeiro para derrotar "apenas" o exército mais poderoso do mundo e se tornar Presidente e Poeta de uma grande Nação.
Mia Couto também. Saiu de uma desconhecida província de Moçambique para se tornar "apenas" um dos maiores escritores contemporâneos.
Então, neste momento de pandemia, de imensa dor e isolamento social vamos "desvalorizar as paredes" e vamos "morar na alegria" de vislumbrar um mundo sadio, fraterno e feliz. Muito além das paredes.
Fernando Gurgel Filho


Nenhum comentário: