13 janeiro, 2022

Ora direis, ver estrelas

Qualquer animal com o tipo adequado de olhos pode ver as estrelas, mas se eles de fato prestam atenção nelas é uma questão a ser discutida. Há pelo menos três grupos de animais (além dos seres humanos) que são conhecidos por olharem as estrelas: alguns pássaros, algumas focas e alguns besouros.
Todos os três usam a luz das estrelas para a navegação, mas o mecanismo é bastante diferente. Os pássaros determinam o ponto ao redor do qual o céu estrelado gira, o que lhes permite determinar a direção norte / sul. As focas são ainda mais expeditas: elas realmente parecem ser capazes de seguir os caminhos individuais das estrelas - uma técnica de navegação usada por marinheiros polinésios - embora não tenhamos ainda visto os polinésios fazendo isso na selva, o que torna tal hipótese um tanto especulativa.
Finalmente, os besouros de esterco: os insetos têm olhos muito ruins em termos de resolução, então eles provavelmente não conseguem distinguir as estrelas individualmente. Em vez disso, os besouros usam toda a Via Láctea como uma dica de navegação! Os pesquisadores demonstraram isso fazendo com que os besouros rolassem suas bolas de esterco ao redor de uma arena com uma faixa branca difusa no teto para simular o brilho da galáxia.
Em 29 de julho de 2021, deu no New York Times:
Em uma noite sem lua, há pouco mais de uma década, Marie Dacke e Eric Warrant, especialistas em visão animal da Universidade de Lund, na Suécia, fizeram uma descoberta surpreendente na África do Sul.
Os pesquisadores observaram besouros de esterco noturnos, Sísifos em miniatura da savana, enquanto rolavam bolas gigantes de esterco. Os besouros pareciam ser capazes de rolar notavelmente em linha reta, embora não tivessem pontos claros de referência.
"Achamos que talvez eles estivessem usando nossas câmeras, talvez alguém tivesse acendido o fogo em algum lugar", disse Dacke. "Estávamos realmente confusos". Então, foi quando eles perceberam que os besouros estavam sendo guiados pela faixa de 100.000 anos-luz da Via Láctea.. Nós, humanos, somos também famosos por esse tipo de coisa.

A bola e o besouro | A vida vertiginosa de um rola-bosta | Uma maneira fantástica de navegar

Nenhum comentário: