18 janeiro, 2022

Recorde de raios num vulcão submarino em erupção

Vulcões podem criar seus próprios raios. Como se veem nestas fotografias: 1) do vulcão Calbuco (data: 24 de abril de 2015) e 2) do vulcão Anak Krakatoa (data: 23 de dezembro de 2018).
TONGA, 16/01/2022 — A erupção de um vulcão submarino em Tonga, no Pacífico Sul, provocou mais de 200 mil descargas elétricas em um intervalo de uma hora — sendo 63 mil raios em 15 minutos —, conforme foram registrados por sensores de raios. A magnitude da erupção, considerada uma das mais intensas do mundo em décadas, foi o que causou os raios, (*) alem de ondas a milhares de quilômetros de distância e variação de pressão atmosférica em todo o mundo, sendo percebida, inclusive, no Brasil.
Gráfico de raios da erupção vulcânica:
Especialistas analisaram que é a primeira vez que um número tão grande de descargas elétricas é registrado em tão pouco tempo. Em outras erupções de grande impacto nas últimas décadas, como do Pinatubo, El Chichón e Monte Santa Helena, não havia tecnologia que registrasse os raios através de sensores.
(*) Tudo o que é preciso é calor, ionização, uma diversidade de moléculas e transporte do material vulcânico, e quando cargas suficientes se separam na distância certa, ocorrem as descargas elétricas.

Nenhum comentário: