09 dezembro, 2019

O Legado de Apollo


As diferentes inovações tecnológicas que tivemos durante o século passado deram grandes passos. Alguns argumentam que certas tecnologias definitivamente foram saltos gigantescos para a sociedade humana, mas a "próxima grande coisa" provavelmente seria algo que pode revolucionar nosso modo de vida de maneiras monumentais.
O pouso na Lua foi um salto gigantesco para um homem - a vida de Armstrong mudou para sempre - mas, em retrospectiva, apenas um pequeno passo para a humanidade. Não é que colocar as pessoas na Lua não tenha sido uma conquista coletiva difícil - foi. Mas chegar à Lua fez pouco a longo prazo para mudar a sociedade humana.
Como Roger Launius, eminente historiador do espaço, escreve em seu novo livro "Apollo's Legacy", "Em um nível básico, a decisão do presidente de bancar o programa Apollo foi para os Estados Unidos o que a determinação dos faraós de construir as pirâmides foi para o Egito. Seu impacto mais ressonante não é uma tecnologia específica, mas simplesmente a metáfora: se podemos colocar um homem na lua, por que não podemos fazer "X"? 
Os "Xs" que geralmente surgem nessas discussões, como resolver os problemas da mudança climática ou da pobreza, "todos têm algum potencial para a aplicação de soluções técnicas", observa Launius."Mas eles são em grande parte problemas políticos e sociais". E Apollo não resolveu nenhum problema político ou social. Outros "Xs" - diz ele, como curar o câncer - dependem do desenvolvimento de novas formas de conhecimento científico.

Extraído de: What Neil Armstrong got wrong, MIT Technology Review

Nenhum comentário: