31 dezembro, 2019

Não há o ano zero!

Vou tentar explicar, espero que claramente, por que o 31.º dia de dezembro de 2019 não marca o fim da segunda década do atual século.
O cerne da questão está no fato de possuirmos dois conjuntos básicos de números para a contagem: os cardinais e os ordinais.
Os cardinais não têm nada a ver com a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, nem com uma família de pássaros ou com um time de beisebol de St. Louis. Mas são os números que usamos para dizer quantos itens existem em um grupo, uma coleção, uma pilha - ou aquilo que o matemático prefere chamar de conjunto.
Na vida cotidiana, usamos os números cardinais o tempo todo. Eu comprei 6 ovos hoje. Há 28 crianças na classe de Johnny. Meu carro tem 4 rodas, e assim por diante. Os números cardinais também contêm o número zero (0), o que indica que um grupo ou um conjunto específico não contém itens. Atualmente, existem zero reis da França.
Podemos realizar todas as operações aritméticas, geralmente simples - adição, subtração, multiplicação e divisão - com os números cardinais, incluindo-se o zero, com a exceção de que não podemos dividir por zero; matemáticos dizem que divisão por zero não está definida.
Os números ordinais têm uma função diferente, pois significam a posição dos itens em uma lista, linha, série etc. Também usamos nomes diferentes para os números ordinais e os números cardinais; portanto, em vez de um, dois, três, quatro ..., dizemos: primeiro, segundo, terceiro, quarto ... etc. Um exemplo seria: Johnny foi a quinta pessoa em sua classe a contrair a gripe neste inverno.
Agora, nos números ordinais não há zero, seria uma contradição em termos, pois não pode existir.
Ocasionalmente, quando existe uma lista ordenada de princípios ou leis, as pessoas falam sobre a zerésima lei LINK (zeroeth law), significando uma lei que não foi originalmente incluída, mas que elas acham que deveria preceder as existentes.
Qualquer que seja o sistema de contagem dos anos, gregoriano, judeu, muçulmano, persa, chinês, hindu ou outro mais que exista, nunca poderá ter um ano zero, como foi afirmado anteriormente. Portanto, a primeira década, que é um grupo de dez anos de um sistema de calendário, consiste nos anos de um a dez ou no primeiro ano ao décimo ano; na segunda década, nos anos onze a vinte ou no décimo primeiro ano ao vigésimo ano, e assim por diante. O primeiro século, que é um grupo de cem anos, consiste nos anos de um a cem ou do primeiro ao centésimo ano. O primeiro milênio, ou seja, mil anos, consiste nos anos de um a mil ou do primeiro ao milésimo ano.
Voltando ao nosso ponto de partida, a primeira década do século 21 começou em 1.º de janeiro de 2001 e terminou no 31.º de dezembro de 2010. A segunda década começou em 1.º de janeiro de 2011 e terminará no dia 31 de dezembro de 2020, e não em 31 de dezembro 2019 como algumas pessoas "anuméricas" querem fazer crer.

Extraído de: There is no year zero!, in: The Renassaince Mathematicus. 

Nenhum comentário: