20 dezembro, 2019

A arte revolucionária de Emory Douglas

Emory Douglas: o designer por trás dos cartazes revolucionários das Panteras Negras
Douglas foi diretor de arte do Partido das Panteras Negras nos anos 60/70.
Nessa época, os EUA não era um bom lugar para ser negro. Tudo que ele viu e viveu contribuiu pra que sua arte fosse fundamental para o fortalecimento da comunidade negra.
Os recursos do partido eram escassos e não havia apoio midiático para a propagação da mensagem. Todo esse peso estava nas mãos de Emory que ficou responsável por produzir todo o material gráfico que sentenciaria a frase: "all power to the people" (todo poder ao povo).
O trabalho dele era minimamente pensado, desde a mensagem política às técnicas visuais. A produções sofriam pela limitação de recursos gráficos mas ainda sim, e através disso, ele consolidou a identidade marcante do partido usando apenas referências de xilogravura e poucas cores.
• Uma mãe negra com uma criança no colo enquanto segura uma arma:
Como Douglas disse: "as pessoas se viam na obra de arte. Elas se tornavam os heróis. Elas podiam ver seus pais ou irmãos e irmãs na arte".
Sua arte empoderava.
Emory Douglas já chegou a ser listado pelo FBI como um dos nomes de maior ameaça dos EUA por sua contribuição às Panteras Negras – acho que a polícia americana não curtia muito a ideia de ser retratada como porcos...
Todo seu trabalho até hoje é ignorado pelas grandes galerias e instituições artísticas, mas é inegável a relevância e riqueza que há nele. Esse cara arriscou sua vida e nos deixou um legado enquanto designer, enquanto ativista.
Emory Douglas é uma inspiração pra mim.

Extraído de uma thread do designer @wagnercomdablio no Twitter


O Partido das Panteras Negras (em inglês, Black Panther Party ou BPP) foi uma organização urbana socialista revolucionária fundada por Bobby Seale e Huey Newton em 15 de outubro de 1966. O partido atuou nos Estados Unidos, de 1966 a 1982, com filiais internacionais que operaram no Reino Unido, no início da década de 1970, e na Argélia, de 1969 a 1972. No início, a prática principal do Partido das Panteras Negras foi a patrulha de cidadãos armados para monitorar o comportamento dos membros do Departamento de Polícia de Oakland, na Califórnia, e desafiar a brutalidade policial local. Em 1969, os programas sociais da comunidade se tornaram uma atividade central dos membros do partido. A adesão ao Partido das Panteras Negras alcançou o pico em 1970, com escritórios em 68 cidades e milhares de membros. Combatido pelo FBI (cujo diretor, J. Edgar Hoover, considerava as Panteras Negras como "a maior ameaça à segurança interna do país"), vilipendiado pela grande imprensa e enfraquecido por lutas internas, a influência do Partido sobre a comunidade negra estadunidense declinou nos anos seguintes. Em 1980, o Partido das Panteras Negras tinha apenas 27 membros.

Nenhum comentário: