16 dezembro, 2019

Miscelânea

A cidade de Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias, tem um jardim botânico muito bonito. É especializado em palmeiras e chama-se Palmetum.
Ali, as plantas estão normalmente divididas em áreas: Europa, África, América Central, América do Sul, Caribe, Miscelânea...
Chegando à área onde havia palmeiras de diversos locais, intitulada Miscelânea, uma senhora muito educada perguntou para o guia de turismo:
— Por favor, onde fica a Miscelânea?
Silêncio mortal caiu em cima da cidade inteira. Silêncio, silêncio, silêncio...
— ????????
Silêncio.
— ????????
O guia disfarçou e seguiu apresentando as outras belas palmeiras do lugar.
Fernando Gurgel Filho

O Palmetum de Santa Cruz de Tenerife é um jardim botânico de 12 hectares, especializado na família das palmeiras. Constitui um projeto único no mundo, que transformou um depósito de lixo em um espaço de lazer e cultura botânica, dotado de uma vegetação espetacular, resultado de colaborações com inúmeras instituições ao redor do mundo. Nos jardins do Palmetum, Tenerife cresce a melhor coleção de palmeiras da Europa e é considerada a maior coleção botânica de palmeiras das ilhas tropicais do mundo. Site oficial do Palmetum Tenerife

Fernando,
Visitei em Paramaribo, Suriname, um jardim paisagístico de palmeiras. À base de palmeiras reais, não tem o tamanho nem a diversificação do jardim botânico de Tenerife. É chamado de Palmentuin, mas lá eles falam holandês.

Nenhum comentário: