29 outubro, 2018

Pílulas do cometa


Em 1910, a Terra passou pela cauda do Cometa de Halley, o contato mais íntimo entre a Terra e qualquer cometa na história registrada.
O evento foi antecipado com terríveis previsões. Como alguns anos antes os astrônomos haviam encontrado o cianogênio (gás venenoso) em um cometa, supunha-se que, ao passar a Terra pela cauda do cometa, todos morreriam. Os astrônomos explicaram que as moléculas desse gás na cauda eram tão rarefeitas que, absolutamente, nenhum efeito negativo seria notado. No entanto, a ignorância criou oportunistas que vendiam as "comet pills" (pílulas do cometa) para a parte do público em pânico, supostamente para combater os efeitos do gás cianogênio. (*)

Cobertura do NY Times
HALLEY’S COMET BRUSHES EARTH WITH ITS TAIL (COMETA DE HALLEY ESCOVA A TERRA COM SUA CAUDA, a manchete do jornal); 350 astrônomos americanos mantêm vigília; Reações de medo e oração repetidas; Todos os cultos noturnos realizados em muitas igrejas; 1881 terríveis profecias lembradas pelo medo do cometa.
[http://pballew.blogspot.com.br/2018/05/on-this-day-in-math-may-19.html#links]


(*) Em 20 de maio, depois que a Terra passou pela cauda do Halley, ​​todos ainda estavam vivos  tendo ou não tomado as pílulas!

Slideshow O ENCONTRO MARCADO

Nenhum comentário: