Charles Joseph Minard (27 de março de 1781 - 24 de outubro de 1870, aos 89 anos), engenheiro civil francês que fez contribuições significativas para as representações gráficas de dados.
Sua obra mais conhecida é a Carte figurative des pertes successives en hommes de l'Armée Française dans la campagne de Russe 1812-1813 (link para versão ampliada), uma representação cartográfica de dados numéricos sobre as perdas desastrosas de Napoleão durante a campanha russa de 1812 -1813.
Na verdade, o mapa exibe em duas dimensões seis tipos de dados: o número de soldados das tropas de Napoleão; as distâncias percorridas; a direção de movimentação das tropas; sua localização em datas específicas; latitude e longitude; e, por último mas não menos importante, a temperatura.
O número de homens ao longo da campanha é representado pelas larguras das duas faixas numa proporção de dez mil homens por milímetro. A faixa marrom representa os homens que marcharam para Moscou (442.000); a faixa preta, aqueles que retornaram a seu país (10.000).
Este foi um dos 51 mapas temáticos que C.J. Minard criou.
Napoleão | De monstro a Imperador
Nenhum comentário:
Postar um comentário