29 maio, 2018

Hubble: antes e depois da correção

O Hubble, de uma forma geral, deu à civilização humana uma nova visão do universo e proporcionou um salto equivalente ao dado pela luneta de Galileu Galilei no século XVII.
Desde a concepção original, em 1946, a iniciativa de construir um telescópio espacial sofreu inúmeros atrasos e problemas orçamentais. Logo após o lançamento para o espaço, o Hubble apresentou uma aberração esférica no espelho principal que parecia comprometer todas as potencialidades do telescópio. Porém, a situação foi corrigida por astronautas de uma missão da Discovery especialmente concebida para a reparação do equipamento.
Em 1993, voltando o telescópio à operacionalidade (quando passou a enviar imagens do espaço com uma clareza nunca antes possível nos observatórios terrestres), o Hubble tornou-se uma ferramenta importantíssima para a astronomia.
Comparação das imagens: antes e depois da correção

Imaginado nos anos 40, projetado e construído nos anos 70 e 80 e em funcionamento desde 1990, o Telescópio Espacial Hubble foi batizado em homenagem a Edwin Powell Hubble, que revolucionou a astronomia ao constatar que o Universo estava se expandindo.

Hubble e o recuo dos horizontes

Nenhum comentário: