18 maio, 2018

Citações de Paul Erdös

A matemática ainda não está pronta para tais problemas.

Por que os números são bonitos? É como perguntar por que a Nona Sinfonia de Beethoven é linda. Se você não vê por você mesmo, alguém não pode lhe dizer. Eu sei que os números são lindos. Se eles não são lindos, nada são.

A televisão é algo que os russos inventaram para destruir a educação americana.

Por que você é físico? Por que você não é matemático?

A propriedade é um incômodo.

O propósito da vida é provar e conjeturar.

Haverá muito tempo para descansar no túmulo.

Existem três sinais de senilidade. O primeiro sinal é que um homem esquece seus teoremas. O segundo sinal é que ele esquece de fechar. O terceiro sinal é que ele esquece de desligar.

Minha mãe disse: "Mesmo você, Paul, só pode estar em um lugar ao mesmo tempo". Talvez em breve eu seja aliviado desta desvantagem. Talvez, uma vez que eu tenha saído, eu possa estar em muitos lugares ao mesmo tempo. Talvez então eu possa colaborar com Arquimedes e Euclides.

Muitos sinais de mais
Em 1953, Paul Erdös foi convidado a dedicar um ano de ensino na Universidade de Notre Dame. Bruce Schechter, em seu livro, "My Brain is Open", retransmite a seguinte história:
Erdös era um ateu declarado, e seus amigos em Notre Dame gostavam de provocá-lo sobre seu trabalho em uma universidade católica romana. Ele respondia, com toda a seriedade, que "gostava muito de estar em Notre Dame", como lembrou Melvin Henriksen, um colega daqueles dias, e que "especialmente teve discussões com eles (os sacerdotes)". Apenas uma coisa o incomodou: "Havia muitos sinais de mais por lá". 
O número de Erdös | Café com matemática | Dados e números primos | O matemático mais prolífico do século XX

Nenhum comentário: