01 maio, 2018

Corre, trem

Em Cierny Balog, na Eslováquia, o estádio do time amador TJ Tatran Cierny Balog tem uma característica bem peculiar: o trem passa no campo de futebol entre a lateral e a arquibancada.
A linha férrea foi primeiro construída, há mais de 100 anos, em 1914. O campo de futebol veio na sequência, na década de 1930. E, durante anos, eram colocados apenas alguns bancos e cadeiras do lado de fora do campo, para a torcida. Depois, o clube quis aumentar o número de assentos e, como não havia espaço, a arquibancada foi construída do outro lado da via férrea.
O maior feito do TJ Tatran Cierny Balog foi já ter disputado na quarta divisão de seu país. Seus jogadores brincam dizendo que o veículo serve para distrair os adversários e, com isso, ajudar nas poucas e boas vitórias do time.


Outro vídeo, c/ 7 min de duração: https://youtu.be/5RPF4TezIno

A ideia do time eslovaco é boa e merece ser aproveitada na reestruturação de outros estádios de futebol pelo mundo. Aqui fica a sugestão, especialmente para o Lokomotiv de Moscou, a Ferroviária de Araraquara e o nosso aguerrido "Ferrim".
PS. Estaria aí a origem da expressão "Corre, trem", corrente nos campos de várzea do Brasil?
(Bom para verbete do Dicionário Brasileiro de Frases.)

Nenhum comentário: