14 junho, 2017

Com a Maior das Honras

16/01/1910 - Às seis horas da tarde, Richard Courant aguardava a realização do seu exame de qualificação de Ph.D. A banca julgadora seria formada por Hilbert em matemática, Voight em física e Husserl em filosofia.
Hilbert chegou cedo e estava ansioso para acabar logo com aquilo para que ele pudesse ir para casa, mas os outros membros da banca não apareciam. Como Courant tinha escrito sua dissertação sob a orientação de Hilbert, não houve nenhuma necessidade de sondar o conhecimento matemático de Courant, e assim os dois conversaram sobre coisas não-matemáticas.
Após quarenta minutos, Husserl apareceu. Hilbert se desculpou e foi para casa. Depois que Husserl fez uma pergunta, Courant pediu-lhe para explicar um ponto delicado na fenomenologia. Isso levou o restante do tempo disponível.
Voight nunca apareceu.
Mais tarde, vários amigos alugaram uma carruagem puxada por cavalos e transportaram Courant pela cidade tranquila de Gottingen, enquanto eles vociferavam em megafones: "Dr. Richard Courant, Summa Cum Laude!"
Constance Reid, Courant in Gottingen and New York. The Story of an Improbable Mathematician (Springer 1976), pp. 33-34

Summa Cum Laude (Com a Maior das Honras) representa a maior distinção e é o reconhecimento por obter a máxima qualificação possível em uma titulação universitária, especialmente nos níveis do mestrado ou doutorado.

Nenhum comentário: