27 junho, 2017

Governo turco pretende excluir a Teoria da Evolução do currículo escolar

Na quarta-feira, 21, o chefe do conselho curricular do Ministério da Educação da Turquia, Alpaslan Durmuş, anunciou que a seção sobre a Teoria da Evolução, de Charles Darwin (foto), seria excluída dos livros didáticos de biologia da nona série (14 e 15 anos), a partir do ano que vem.
Os alunos são "muito jovens para entender assuntos controversos", disse ele, acrescentando que o tema será adiado até o estudo de graduação.
O presidente Recep Tayyip Erdogan já aprovou as mudanças propostas no currículo nacional, que deverão ser publicados na próxima semana, após o Eid muçulmano terminar o mês de jejum do Ramadã.
"A Turquia será o segundo país depois da Arábia Saudita que exclui a teoria da evolução do seu currículo", diz Feray Aytekin Aydogan, chefe da Egitim-Sen - um sindicato de professores que representa mais de 100 mil membros em todo o país. "Mesmo no Irã, há 60 horas de aulas sobre evolução e 11 horas sobre o próprio Darwin", acrescenta.

O presidente Erdogan e o partido governante tentam afastar a Turquia da tradição secular de seu fundador, Mustafa Kemal Ataturk. Isto é fanatismo religioso. Como eles vão ensinar a biologia agora? Como eles vão falar sobre ciências?
A teoria evolutiva é uma das mais poderosas e fundamentais teorias da ciência moderna. Descrevê-la como "controversa" é inacreditável.

Slideshow ENSINEM A CONTROVÉRSIA!

Nenhum comentário: