17 junho, 2016

Dominique de Gourgues

O francês Dominique de Gourgues (1530-1593) foi um oficial do exército de Carlos IX, rei da França. Ele é mais conhecido por liderar um ataque contra os espanhóis na Flórida, em 1568, em resposta a um massacre de franceses em Fort Caroline.
Início da vida
Não é bem conhecida. Ele era membro da família Gourgues (ou Gourgue), um dos clãs mais importantes da cidade francesa de Bordeaux. Dominique lutou nas guerras italianas, sob o comando de Strozzi, marechal da França, foi capturado pelos espanhóis em 1557, e depois pelos turcos, e esteve vários anos nas galés. Após seu retorno à França, ele fez uma viagem ao Brasil e à Índias Ocidentais, e, em seguida, serviu ao Duque de Guise, em sua luta contra os huguenotes.
Situação nas colônias
Floride française, por Pierre du Val. Século 17
Filipe II de Espanha era um rei católico que odiava os protestantes, incluindo os franceses huguenotes, considerados por ele como hereges. Ele ordenou às suas tropas para matar qualquer protestante encontrado nas colônias. Em 1565, as tropas espanholas, sob o comando de Pedro Menéndez de Avilés, massacraram centenas de franceses em torno do Fort Caroline, no lugar que é hoje chamado de Jacksonville, Florida. Depois de capturar o forte e matar quase todos os seus prisioneiros, Menéndez pendurou seus corpos em árvores, com a inscrição: "Não como franceses, mas como luteranos". O massacre suscitou a indignação na França, entre protestantes e católicos igualmente. O rei francês enviou queixas ao tribunal espanhol, mas Menéndez e seus comandados, em vez de serem punidos pelo ato, receberam prêmios e honrarias.
A vingança
Amargurado pela crueldade que tinha recebido dos espanhóis e determinado a vingar a morte de seus compatriotas protestantes, embora ele próprio fosse um católico, Gourgues  vendeu tudo o que tinha e pediu dinheiro emprestado de seu irmão Antoine, a fim de contratar três embarcações e de recrutar a tripulação. Ele partiu para Cuba com duzentos homens, não lhes dizendo o objetivo da viagem. Uma vez em Cuba, ele deixou claro a sua intenção de vingança, contando com a aprovação de sua tripulação. Gourgues então atacou o Fort Caroline, que tinha sido renomeado como Forte de San Mateo pelos espanhóis, contando com a ajuda de tribos indígenas da região. E o forte se rendeu às forças de Gourgues e seus aliados. Como represália pelos compatriotas mortos, os franceses mataram os prisioneiros espanhóis, pendurando nos cadáveres esta inscrição: "Não como espanhóis, mas como assassinos".
Vida posterior
De Gourgues retornou ao porto de La Rochelle em 6 de junho 1568. Ele foi recebido cordialmente por Monluc, governador de Bordeaux, mas com frieza pelo tribunal, que temia uma ruptura com a Espanha. Durante vários anos, ele viveu na obscuridade, quase na miséria, em Rouen, até retornar às graças do rei, em 1572. Ele foi dado o comando de um navio, e participou do cerco de La Rochelle, comandando a maior embarcação da esquadra. Em 1592, Don António de Portugal, Prior do Crato, ofereceu-lhe o comando de uma frota para defender seu direito à coroa de Portugal contra Filipe II. No decorrer dessa jornada Dominique de Gourgues morreu.
Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Dominique_de_Gourgue
http://fcit.usf.edu/florida/docs/d/degour.htm

Nenhum comentário: