Início da vida
Não é bem conhecida. Ele era membro da família Gourgues (ou Gourgue), um dos clãs mais importantes da cidade francesa de Bordeaux. Dominique lutou nas guerras italianas, sob o comando de Strozzi, marechal da França, foi capturado pelos espanhóis em 1557, e depois pelos turcos, e esteve vários anos nas galés. Após seu retorno à França, ele fez uma viagem ao Brasil e à Índias Ocidentais, e, em seguida, serviu ao Duque de Guise, em sua luta contra os huguenotes.
Situação nas colônias
Floride française, por Pierre du Val. Século 17 |
A vingança
Amargurado pela crueldade que tinha recebido dos espanhóis e determinado a vingar a morte de seus compatriotas protestantes, embora ele próprio fosse um católico, Gourgues vendeu tudo o que tinha e pediu dinheiro emprestado de seu irmão Antoine, a fim de contratar três embarcações e de recrutar a tripulação. Ele partiu para Cuba com duzentos homens, não lhes dizendo o objetivo da viagem. Uma vez em Cuba, ele deixou claro a sua intenção de vingança, contando com a aprovação de sua tripulação. Gourgues então atacou o Fort Caroline, que tinha sido renomeado como Forte de San Mateo pelos espanhóis, contando com a ajuda de tribos indígenas da região. E o forte se rendeu às forças de Gourgues e seus aliados. Como represália pelos compatriotas mortos, os franceses mataram os prisioneiros espanhóis, pendurando nos cadáveres esta inscrição: "Não como espanhóis, mas como assassinos".
Vida posterior
De Gourgues retornou ao porto de La Rochelle em 6 de junho 1568. Ele foi recebido cordialmente por Monluc, governador de Bordeaux, mas com frieza pelo tribunal, que temia uma ruptura com a Espanha. Durante vários anos, ele viveu na obscuridade, quase na miséria, em Rouen, até retornar às graças do rei, em 1572. Ele foi dado o comando de um navio, e participou do cerco de La Rochelle, comandando a maior embarcação da esquadra. Em 1592, Don António de Portugal, Prior do Crato, ofereceu-lhe o comando de uma frota para defender seu direito à coroa de Portugal contra Filipe II. No decorrer dessa jornada Dominique de Gourgues morreu.
Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Dominique_de_Gourgue
http://fcit.usf.edu/florida/docs/d/degour.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário