16 junho, 2016

O domínio do fogo pelo homem

O biólogo FW Went observou que o tamanho físico dos seres humanos foi um fator crítico para o domínio de fogo. Qualquer chama deve manter um certo tamanho, a fim de sustentar a temperatura de ignição de seu combustível, e um fogo de madeira ou carvão, particularmente, irradia tanto calor que precisa de uma massa crítica bastante grande, a fim de manter a queima; um pequeno fogo logo se apagará.
"Curiosamente," escreveu Went, "a madeira ou o carvão, acima de seus tamanhos críticos, produzem a quantidade certa de calor para aquecer um homem numa caverna, num quarto ou num parque de campismo. Mas, formigas ou pequenos roedores teriam que ficar afastados demais para fazer uma fogueira econômica ou, pior ainda, eles não seriam capazes de trazer madeira suficiente para manter o fogo aceso. Portanto, em uma sociedade de formigas o fogo não é uma possibilidade, e elas evoluíram sem os seus benefícios, operando somente onde as temperaturas exteriores estão dentro da faixa fisiológica. O homem, por outro lado, tem sido capaz de viver em áreas muito frias usando o fogo."
"O homem, com seu notável cérebro, aprendeu o uso do fogo, mas .. apenas uma criatura do tamanho de homem poderia efetivamente controlar o fogo", escreveu Peter S. Stevens, em "Patterns in Nature" (Padrões da Natureza), em 1974. "Acontece que uma pequena fogueira é o menor fogo que seja confiável e controlável. Quando menor, é facilmente apagado e, quando maior, o fogo fica muito facilmente fora do controle. Prometeu era grande o suficiente para alimentar as chamas, mas não para ficar queimado."

Went, FW. "The Size of Man". American Scientist, 56: 4, p. 400-413, 1968

Nenhum comentário: