04 dezembro, 2013

Sobre os mapas que distorcem a Terra

As projeções cartográficas que representam a Terra em um plano distorcem a realidade. Todas. De sobra, é conhecido o caso da projeção de Mercator – a mais conhecida (e uma leve variação desta que é utilizada no Google Mapas) –, a qual distorce a forma e o tamanho dos elementos do mapa em função da latitude dos mesmos. Contudo, qualquer outra projeção que usemos terá alguma distorção. Um dos problemas do planeta em que vivemos, a Terra, é que esta se assemelha muito a uma esfera. E a esfera não é um corpo "desenrolável" (quer dizer, não é um corpo que se possa estender em um plano).
Muitas vezes é complicado entender as distorções dos mapas se não se está familiarizado com o globo terrestre com o qual possamos comparar a realidade frente à distorção de um mapa. Por isso aqui apresentamos uma forma intuitiva de ver como uma projeção cartográfica distorce notavelmente a realidade.
A cabeça sobre uma projeção do globo terrestre
Na imagem abaixo, veem uma projeção do globo terrestre sobre a qual foi pintada uma cabeça humana.
A cabeça transformada em uma projeção de Mercator
Ao mudar a projeção do globo para a projeção de Mercator vemos a aberração da cabeça. A cabeça sofre uma grande distorção em área e forma. As partes superior e inferior da cabeça carecem praticamente de qualquer valor visual, sendo praticamente irreconhecíveis o crânio normal e a presença de um pescoço.
Mas, se a projeção de Mercator é tão deplorável... por que é a principal projeção utilizada nos últimos quatro séculos? Não é porque estejamos diante de um sistema opressor que pretende dar importância ao hemisfério norte, como dizia Peters. Mas, sim, porque esta projeção preserva o rumo. Se nos situarmos em algum ponto do mapa em um navio e traçarmos uma linha seguindo uma orientação (noroeste, por exemplo), se mantivermos essa orientação de forma constante, precisamos recorrer à linha que traçamos no mapa. Esta característica foi a chave para a navegação até alcançarmos os avanços tecnológicos das últimas décadas.[...]
Resumindo
Todas as projeções sobre um plano distorcem a realidade. A única representação da Terra que não a distorce é o próprio globo terrestre.

Una cabeza para mostrar cómo los mapas distorsionam la realidad, por Milhaud. Recuerdos de Pandora

Vídeo
Abaixo, um vídeo da série "West Wing" (versão em espanhol) no qual se fala sobre o tema.


Nenhum comentário: