01 dezembro, 2013

Biblioteca secreta

O que torna uma biblioteca fascinante?
Por exemplo, uma passagem secreta através de uma estante para outra biblioteca.

Para ler sem ir à biblioteca
Uma biblioteca móvel, Silêncio, Biblioteca, A estante de Sallie, O paraíso dos bibliófilos, Biblioteca de Babel, Ray Bradbury e Em biblioteca tudo se sabe

Comentário
Comemora-se neste ano os 50 anos do museu de Anne Frank. A menina judia que fugiu da Alemanha com a família para se esconder detrás de uma estante como esta em Amsterdã. Ganhei seu diário quando fiz 10 anos e não gostei do presente, preferia um brinquedo. Em 1976 de passagem pela Holanda, fui ver a casa onde ela e a família refugiavam-se. Era uma casa alta, três ou quatro andares e detrás de uma velha e rústica estante sem livros, pivotando e rangindo, ficava um único cômodo, baixo e iluminado por solitária janela.
O assoalho de madeira rangia aos passos. Péssimo esconderijo para quem pagava com a vida por ter nascido judia.
Pois essa menina, com grande vocação literária, teria hoje 84 anos se não tivesse falecido em um campo de concentração nazista.
A literatura representada pela velha estante não foi capaz de salvar-lhe a vida, mas salvou sua memória.
Nelson Cunha

Um comentário:

Nelson Cunha disse...

Paulo,
Comemora-se neste ano os 50 anos do museu de Anne Frank. A menina judia que fugiu da Alemanha com a família para se esconder detrás de uma estante como esta em Amsterdã. Ganhei seu diário quando fiz 10 anos e não gostei do presente, preferia um brinquedo. Em 1976 de passagem pela Holanda, fui ver a casa onde ela e a família refugiavam-se. Era uma casa alta, tres ou quatro andares e detrás de uma velha e rústica estante sem livros,pivotando e rangindo ficava um único cômodo, baixo e iluminado por solitária janela.
O assoalho de madeira rangia aos passos. Péssimo esconderijo para quem pagava com a vida ter nascido judeu.
Pois essa menina, com grande vocação literária, teria hoje 84 anos se não tivesse falecido em campo de concentração nazista.
A literatura representada pela velha estante não foi capaz de salvar lhe a vida, mas salvou sua memória.