29 julho, 2013

Troque ideias e multiplique-as

"Se você tem uma laranja e troca com outra pessoa que também tem uma laranja, cada um fica com uma laranja. Mas se você tem uma ideia e troca com outra pessoa que também tem uma ideia, cada um fica com duas." - Confúcio
Trocar ideias é sempre interessante. O debate, mesmo acalorado, a defesa de ideias e pontos de vista sempre nos acrescenta algo, pois, somente a partir do debate, podemos tentar entender como o outro vê o mundo que o cerca e como ele se relaciona com esse mundo. Não há outra forma de penetrarmos nos sentimentos e/ou no conhecimento do outro.
Porém, e isto fica muito evidente em um debate, existem pessoas que não trocam ideias. Talvez por um motivo muito simples, ou seja, não têm ideias para trocar. Aí, ao invés de ideias, passam a discutir pessoas. Discutir, não, agredir pessoas. Como se, jogando lama em alguém, pudessem se limpar de suas insuportáveis sujeiras éticas e/ou mentais.
Então, como não têm argumentos para defender seu ponto de vista, simplesmente atacam violentamente o interlocutor quando, nestes casos, a única saída para pessoas educadas e que sabem conduzir uma discussão séria e sadia, seria aceitar os argumentos contrários. Ou se calar, evitando cair no ridículo de tentar impor argumentos falsos, sem nenhuma base real de sustentação. Mas não, a totalidade das pessoas radicais, intolerantes, preconceituosas... normalmente parte para a agressão.
No caso das redes sociais, agridem verbalmente e, se for uma discussão frente a frente, corremos o risco de agressão física.
Conclusão
Quando se deparar com pessoas desse tipo, fuja. A troca de ideias não vai lhe render absolutamente NADA, pois estas pessoas não têm NADA a oferecer, e ainda querem lhe levar ao NADA onde elas estão. Evite aborrecimentos. Deixe esses pessoas lá, no NADA, por todos os séculos.
Fernando Gurgel Filho

Nenhum comentário: