29 julho, 2013

Num elevador que cai

Se eu estiver em um elevador em queda livre, haverá alguma posição que possa aumentar a minha chance de sobrevivência?
Victoria Roberts
A melhor opção seria "deitar de costas no chão, do modo mais plano possível", diz Eliot H. Frank, engenheiro de pesquisas do Centro de Engenharia Biomédica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. "Isso vai distribuir a força do impacto sobre uma área maior do seu corpo, ao invés de concentrá-la sobre uma parte específica do mesmo."
"Você poderá pensar que se preparar para o impacto do elevador no fundo do poço dobrando as pernas ajudaria, mas sob altas forças da aceleração da gravidade, suas pernas simplesmente não suportariam o peso do corpo", diz ele. "Mesmo o peso de sua própria cabeça seria demais para o pescoço suportar."
Quanto à sabedoria popular de saltar no momento do impacto, esta é desmascarada por um vídeo "MythBusters", do site do "Discovery Channel". Não iria funcionar a menos que você pudesse saber o exato momento do impacto para saltar na mesma velocidade com que o elevador está mergulhando.
Subir em cima de outras pessoas tampouco é uma medida aceitável.

C. Claiborne Ray, The New York Times

03/08/2013 - Comentário físico-sociológico do internauta Cristovam Nunes
Paulo,
Se considerarmos que o elevador seja o Estado e o corpo seja o povo:
01 - Pressão = força/área de aplicação da força, quanto menor a área mais forte o efeito da força, então, deve se ampliar a área de aplicação da força para diminuir o efeito. Assim o Estado e seus agentes devem buscar ampliar sua credibilidade e aglutinar mais apoio.
02 - A ampliação da área base, necessita de mais matéria e, portanto, mais custos, como os recursos são constantes em um dado momento, o quantum per capita também diminui e, sendo assim, surgirão outras forças.
03 - Nestas situações, dificilmente são encontradas resultantes favoráveis à sustentação. E como o ambiente é dinâmico - móvel - o tempo também é escasso....

Nenhum comentário: