04 fevereiro, 2011

Dicas para um mundo sustentável

Fernando Gurgel Filho (de Brasília)

Todo calhorda sabe que o mundo não se sustenta com essa ditadura do aumento do consumo a qualquer custo. Resta, ainda, tomar consciência de que um outro modo de vida é possível, sem necessidade de jogar O Capital ou Walden na cabeça de ninguém.
Para começar, porque não contar com as mulheres, essas criaturas incríveis?
Então, ao invés de ficarem correndo na rua, correndo perigo, ou de ficarem se mostrando em academias, com os companheiros correndo perigo (lembrem-se que não estamos no ano do Boi!), elas deveriam:
We Can Do It! por J. Howard Miller.
Produzido por Westinghouse
para War Production Co-Ordinating
Committee, USA.
1 – Doar a máquina de lavar e voltar para o tanque, lavando e torcendo a roupa na mão e quarando no varal;
2 – Jogar fora o ferro de passar elétrico e voltar ao velho, bom e pesado ferro (este sim) a carvão;
3 – Voltar a engomar as roupas para que estas fiquem impecáveis;
4 – Enceradeiras, máquinas de lavar pedra? Esqueçam! Vamos incentivar a produção de escovões, bem grandes e pesados para uma melhor performance;
5 – Processadores de alimento? Para quê? Digam! Não seria melhor se exercitar naquele moedor de café manual, no ralador de coco, no moedor de carne e cortar os legumes na faca?
6 – E o pilão de fazer paçoca? Nossa, como a farofa fica gostosa! É outro mundo!
7 – Levar o companheiro para o trabalho e, depois, voltar para casa, pegar os filhos e levá-los à escola... Tudo de bicicleta, claro;
8 – À tarde, fazer o caminho inverso. De bicicleta, claro;
9 – Podar e limpar o jardim sem máquinas elétricas ou a gasolina. Caso não tenha jardim, dispensar empregada, diarista, faxineira ou assemelhados;
10 – Deixar a piscina ou a banheira impecáveis para quando o companheiro quiser relaxar de um dia estafante. Caso não tenha piscina nem banheira, gastar alguns preciosos minutos numa massagem relaxante no companheiro.
e-Pronto.
Além da economia, da auto-sustentabilidade (palavrinha bonitinha! Ainda tem hifen?) e de preservar a saúde da família, essas dez dicas, ao longo do tempo, serão a salvação do planeta.

Nenhum comentário: