03 fevereiro, 2011

Controle do tabagismo no HM

Informativo sobre o resultados do Programa de Controle do Tabagismo do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes em 2010
O Programa de Controle do Tabagismo do Hospital de Messejana (PCTHMCASG) funciona com atendimento ambulatorial para cessação tabágica desde outubro de 2002. A taxa de abstinência anual variava em torno de 47 a 52%, porém no ano de 2010, esta taxa se elevou para 58%, fato que causou muita satisfação para a equipe de profissionais deste programa e certamente representou melhora no estado de saúde dos pacientes.
Resultados de 2010
Foram atendidos 342 pacientes, sendo 228 (67%) do sexo feminino; com taxa de abstinência anual de 58%; insucesso: 11%; recaída: 5%; e abandono: 26% (alguns provocados por recaída). Este resultado foi atribuído ao acompanhamento com abordagem comportamental prolongado visando a manutenção da abstinência e evitar recaída, sendo realizadas 5 sessões semanais (módulo da abstinência) e 11 sessões quinzenais ( módulo de manutenção da abstinência) completando seis meses de encontros, em que a abstinência é comprovada pelas medidas  de CO exalada, seguidas de telefonemas mensais até completar 12 meses de cessação comprovada, o período da alta. Além deste fato, realizamos terapia com associação de medicamentos e, a partir de 2009, adquirimos vareniclina. A medicação é distribuída de forma gratuita.

Divulgado por Dra. Penha Uchoa
Coordenadora do PCTHMCASG

Nenhum comentário: