31 julho, 2009

No velório, só finório

"Onde estiver seu tesouro,
lá deverá estar seu coração."
E. H. Carr
Ilustração:"Fim e começo", de Segall
Eita velório para mortal nenhum botar defeito! Falo do velório pedra noventa que fizeram para o comendador Bonifrates, logo que ele bateu as velhas botas. O comendador morrera sem deixar mulher e filhos, mas parentes até do enésimo grau, criaturas dos desvãos do mundo, acorreram em grande número para chorar o seu passamento. Aqui, uma mulher gritava de cortar coração, ali, um homem todo compungido soluçava de dor e, acolá, outra mulher ensopava de lágrimas o ombro alheio. Conjuntivites à parte, as lágrimas rolavam aos borbotões no imperdível velório.
O falecido era o assunto de todas as rodas. E, para assanhar a cupidez geral, os papos iam bater na fortuna que ele presumivelmente deixara. Houve alguém que até estimou o montante de cobres economizados por Bonifrates, à custa de correr atrás dos bondes mas sem pegá-los. Fiu, dentro do espírito de tostão poupado, tostão ganho, só isso já dava uma dinheirama (imaginem o que ganhara de outros modos). Mas aí, surgiu um outro para assegurar que o salto quantitativo na fortuna do comendador se dera justamente quando ele abandonara aquela prática. Para então (epa!) se dedicar a correr na cola dos táxis da cidade, um hábito bem mais rentável.
Pois é, Bonifrates era um gigante da avareza, desses que a gente reconhece pelo dedo. Dedo com unha-de-fome. E, se já para o fim de uma vida de esganação, dele filaram um ou outro óbolo para as obras de Santa Engrácia, ora, isso não empanava quase a fama de pão-duro. Ah, o coração mole e dilatado, por vezes abrindo a guarda... Porém, o coração logo, logo se trancando a poder do endógeno digitálico da sovinice, que isso o tranca tinha lá de sobra. E daí, então, por muito tempo, daquela cornucópia não saía uma mísera moeda que não fosse sob a rubrica da agiotagem.

Termine de ler esse conto no Preblog.

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Paulo Gurgel, estou escrevendo a genealogia da família GURGEL e gostaria de manter contato para o complemento de algumas informações.

Ormuz Barbalho Simonetti
Pça. Augusto Leite n° 655/201
Tirol- Natal – RN Cep 59020-380
Fone – (84) 9962-3185
Visite o BLOG:
www.ormuzsimonetti.blogspot.com

Assista os vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=5NM7frUMSyY

http://www.youtube.com/watch?v=jvzq27_Z57g


P.S. Tenho livro publicado e pode ser encontrado na área de GENEALOGIA no Instituto do Ceará – Rua Barão do Rio Branco 1594 – Fortaleza CE

Paulo Gurgel disse...

Prezado Ormuz Simonetti:
Olá.
Agradeço a visita feita ao blog EntreMentes. Ao retribuí-la, deparo-me com sua página na internet, de alto nível, o blog Genealogia.
Estando a escrever um livro sobre a genealogia da família Gurgel, coloco-me à sua disposição para lhe prestar informações sobre os membros da família em Fortaleza
(meu e-mail é pgcs@ig.com.br).
Peço que também visite outro blog que venho fazendo. Trata-se do Família Gurgel Carlos (http://gurgel-carlos.blogspot.com), no qual há postagens interessantes sobre a minha família e o bairro Otávio Bonfim, em Fortaleza.
Sugiro ainda que visite o Blog do meu irmão Marcelo Gurgel (http://blogdomarcelogurgel.blogspot.com), que é menos blogueiro e maior escriba do que eu. Ele acaba de publicar um bem urdido romance de 500 páginas.
Abraços.
Paulo Gurgel