24 outubro, 2008

Alguns seres do imaginário brasileiro

Boitatá
Bicho temido que habita nos campos santos. Para limpar a sua honra de monstro ultrajado, espera um dia dar uma carreira (no sentido olímpico da palavra) naquele cientista que descreveu ser ele: “a inflamação de produtos fosfóreos de corpos orgânicos em decomposição”.
Boto
Mamífero em forma de peixe dos rios da bacia amazônica. Um autêntico Don Juan fluvial, pois se transforma em rapaz de boa aparência para seduzir as moiçolas ribeirinhas. Considerado o progenitor das crianças de paternidade ignorada, esta fama está a se desfazer pelo uso generalizado dos exames de DNA.
Curupira
É visto nas matas brasileiras a cavalgar um porco-do-mato. Tem os cabelos vermelhos e os pés invertidos com os quais consegue uma melhor aceleração em seu veículo animal. Por sua mania de percutir as árvores da floresta, há muito tempo virou uma persona non grata entre os cupins.
Lobisomem
Oriundo do Velho Continente, naturalizou-se brasileiro. Sem abdicar o feio costume por lá adquirido de cometer desatinos em série nas noites de lua cheia. Meio lobo e meio homem, a sua porção racional é a que uiva.
Saci
O famoso negrinho de uma perna só. Entre as baforadas de seu cachimbo, vive a armar ciladas nos caminhos para atazanar os viajantes. O travesso molecote do barrete vermelho respeito só tem aos nascidos em Caratinga, a terra de São Ziraldo, um santo bípede. PGCS

Nenhum comentário: