02 outubro, 2008

Ao ar livre

-
Este concerto que a lendária Sousa Orchestra deu para o entretenimento dos enfermos tuberculosos do Saskatoon San, um sanatório canadense.
A fotografia do evento (reproduzida acima) foi feita em setembro de 1927 e pertence ao www.lung.ca cujo acervo sobre a chamada Era dos Sanatórios é dos melhores.

2 comentários:

Anônimo disse...

ola doutor, dsculpe apetulancia,ma ssobre neste moemnt que minha ex-esposa teve derrame plera e fiquei preocupado.. ela fez exames hoje.. diz que snete dores suportaveis.. isso pode sre indicativo de que? por favor, me de uma luz, ela não quis falar mito sobre o assunto
joão carlos pedroso
pedrosojc@gmail.com

Paulo Gurgel disse...

Prezado Sr. JCP:

Olá.
O derrame pleural consiste na presença de líquido no espaço pleural, que pode ser água (parecida com o plasma), pus, sangue etc.
Não é uma doença, é uma síndrome. E como tal pode apresentar muitas causas possíveis: tuberculose, pneumonia, insuficiência cardíaca, tumores pulmonares ou à distância, doenças reumáticas etc etc etc.
Para se chegar ao diagnóstico há necessidade de uma história clínica completa, um exame físico bem feito e muitos exames complementares.
Dentre estes, costuma estar incluído o estudo do líquido pleural colhido por punção, em geral com a biópsia correspondente.
É aconselhável a participação de um pneumologista (presencial) na investigação do caso.
Abraço.

Dr. Paulo Gurgel