18 outubro, 2008

O horário de verão

No momento em que esta nota é publicada os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil entram no horário de verão, em sua edição 2008 - 2009. Com a adoção deste horário, cuja mudança mais evidente é o adiantamento dos relógios em uma hora, o Ministério de Minas e Energia espera uma significativa redução nas demandas de energia elétrica. Por conta de um melhor aproveitamento das horas de exposição à luz solar nas regiões abrangidas pelo horário de verão.
Essa idéia de prolongar o uso da luz do dia, por razões econômicas, já é bastante antiga. Eis como o portal G1 nos relata o seu surgimento:
"Em 1784, quando ainda não existia luz elétrica, o jornalista e inventor Benjamin Franklin (concepção artística de Franklin ao lado por Arte/G1) viu que gastava muitas velas quando trabalhava de noite. Acordar mais cedo passou a ser a sua solução de economia, e ele chegou a sugerir que as praças tivessem 'barulhos de canhões para fazer os preguiçosos levantarem mais cedo todos os dias'. Para alívio dos vizinhos, a idéia de Franklin não foi implementada, mas ela foi o embrião do que hoje chamamos de horário de verão."

Nenhum comentário: