26 setembro, 2024

Chapéus e capacetes de papel alumínio bloqueiam?

De um ponto de vista rigoroso, parece que bloqueiam alguns raios alfa, ultrassons (além de 20 kHz) e alguns outros tipos de ondas eletromagnéticas, embora dependa das frequências e se elas não são muito curtas ou muito longas. 
Para outras comprimentos de onda necessita-se de uma gaiola de Faraday, que apresenta uma blindagem maior e mais elaborada.
"Bloqueiam, bloqueiam a chuva, as ofertas de emprego e as propostas de casamento", disse uma das pessoas pesquisadas, com razão. Há um estudo empírico bastante lendário e engraçado feito por alunos do MIT de 2005: sobre a eficácia dos capacetes de folha de alumínio. A foto pode lhe parecer familiar porque se tornou memética. Curiosamente, os seus resultados indicam que os chapéus amplificam algumas bandas de frequência e cancelam outras.


No The Atlantic, explicaram que é um tanto irônico que entre as frequências amplificadas estejam as de 1,2 e 2,6 GHz, que são utilizadas para GPS e telefonia móvel. Então, quem colocar um chapéu desses para bloquear os sinais que o governo estaria enviando, arrisca-se sobretudo a revelar sua posição. E, de quebra, tornar mais fácil para eles interferirem em sua "comunicação mental" ou no quer que alguém acredite estar circulando invisivelmente pelo ar.
A tudo isso, devemos acrescentar que eles também bloqueiam a luz solar (ou seja: dão sombra), o que inclui o bloqueio da frequência ultravioleta (UV), de modo a protegê-lo do bronzeamento excessivo, o que tem lá sua utilidade.

Nenhum comentário: