28 setembro, 2024

Miniluas

A Terra terá uma segunda lua por cerca de dois meses este ano, quando um pequeno asteroide começar a orbitar nosso planeta. O asteroide foi descoberto em agosto e está programado para se tornar uma minilua, girando em torno da Terra em forma de ferradura de 29 de setembro (amanhã) a 25 de novembro.
Pesquisadores do Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System, um sistema de monitoramento de asteroides financiado pela NASA, avistaram o asteroide usando um instrumento em Sutherland, África do Sul, e o rotularam como 2024 PT5.
Cientistas da Universidade Complutense de Madri monitoraram a órbita do asteroide por 21 dias e determinaram seu caminho futuro. O 2024 PT5 é do cinturão de asteroides de Arjuna, que orbita o Sol, de acordo com o estudo publicado em Research Notes of the AAs.
Mas a atração gravitacional da Terra atrairá o 2024 PT5 em sua direção e, assim como a nossa Lua, ele orbitará nosso planeta — mas apenas por 56,6 dias.
Enquanto outros objetos não-Terra (non-Earth objects), ou NEOs, que antes entraram na órbita da Terra, e alguns não completaram revoluções em torno da Terra; alguns, no entanto, o fazem e se tornam as chamadas miniluas.
Um asteroide chamado 2020 CD3 ficou preso à Terra por vários anos antes de deixar a órbita do planeta em 2020, e outro chamado 2022 NX1 se tornou uma minilua da Terra em 1981 e 2022 e retornará novamente em 2051.
2024 PT5, que é maior do que algumas das outras miniluas, também retornará à órbita da Terra — em 2055.
A gravidade da Terra o puxará para sua órbita e o asteroide terá energia geocêntrica negativa, o que significa que não pode escapar (por um certo período) da atração gravitacional da Terra. Ele orbitará ao redor da Terra em forma de ferradura antes de retornar à energia heliocêntrica, o que significa que girará ao redor do sol novamente, como os outros planetas e NEOs em nossa galáxia.
Mesmo depois de deixar a órbita, ele permanecerá perto da Terra por alguns meses, fazendo sua maior aproximação em 9 de janeiro de 2025. Logo depois, ele deixará a vizinhança da Terra até que seu caminho o coloque de volta em nossa órbita daqui a 30 anos.
http://www.cbsnews.com/news/earth-second-mini-moon-2024/. Tradução: PGCS (os grifos são nossos).

Dicas de português (G1): minilua ou mini-lua?
Hoje em dia, oficialmente, vale o que foi proposto no novo acordo ortográfico. No caso do elemento MINI, a regra é a que se segue: só devemos usar o hífen se a palavra seguinte começar por H ou VOGAL IGUAL: mini-hotel, mini-hospício, mini-internato. Nos demais casos, devemos escrever sem o hífen.  Assim sendo, o correto é minidicionário, minirreforma, minissaia e minilua.

Nenhum comentário: